como-montar-um-restaurante-pequeno

Como montar um restaurante pequeno

Saber como montar um restaurante pequeno pode ser seu primeiro e mais importante passo como empreendedor na área gastronômica, mas não se engane acreditando que o tamanho reduzido significa menos trabalho, principalmente na montagem de tudo. Seu empenho em cada detalhe deverá ser o mesmo destinado a um estabelecimento maior.

Saiba mais a respeito no decorrer desse artigo.

Querer saber como montar um restaurante pequeno não significa ter pouco dinheiro para investir

Como mencionado acima, esse pode ser o primeiro passo, talvez um teste, para algo MUITO maior, então antes de qualquer coisa é preciso entender que montar um restaurante pequeno não é “coisa de quem tem pouco dinheiro”. Aliás, se alguém pensar que você não tem o suficiente para abrir um grande estabelecimento, e por isso optou por algo menor, simplesmente ignore.

No quesito tamanho a montagem de um restaurante pequeno pode sim ser mais econômica, mas o aluguel ou compra do ponto de venda, por exemplo, pode ser muito mais caro do que o de um lugar grande, o que vai depender da localização.

E o conceito por trás do seu negócio?

Ele também pode exigir muito dinheiro para ser colocado em prática, seja no que diz respeito ao mobiliário, aos pratos servidos ou qualquer outro detalhe, e ter como base justamente um espaço mais enxuto… E essa é uma grande dica de como se destacar da concorrência: criando um conceito único, que faça com que as pessoas enxerguem valor no que você vende.

Montar um restaurante pequeno é uma iniciativa que requer muito planejamento

Nesse ponto não importa se o interesse é abrir um restaurante pequeno ou grande: em todos os casos é FUNDAMENTAL criar um planejamento.

Aliás, eis aqui a resposta de como montar um restaurante pequeno: planejar, como seria necessário em qualquer outra situação.

E os pontos que devem fazer parte desse planejamento são:

DECIDIR O TIPO DE CULINÁRIA QUE SERÁ TRABALHADA

E aqui entra também a questão do conceito acima citado.

Por exemplo: você quer abrir um restaurante mexicano, mas ele seguirá a cozinha tradicional ou será o famoso “Tex-Mex”?

DEFINIR QUAL SERÁ SEU PÚBLICO-ALVO

Você pretende vender para família, grupos de amigos ou universitários? Qual a faixa etária ideal dos seus clientes? E o poder aquisitivo?

São todas questões que devem ser colocadas na balança.

ESCOLHER O PONTO PERFEITO

Já que estamos falando sobre como montar um restaurante pequeno, é claro que o ponto de venda em si não poderia ficar de fora.

Lembre-se: ele precisa ser condizente com seu público-alvo e com a proposta do seu negócio. Se sua ideia é vender pratos mexicanos mais “gourmetizados”, para quem possui um poder de compra maior, escolher um imóvel nos bairros mais baratos pode não ser a melhor ideia, pois seus clientes ideais certamente não estarão neles.

PROVIDENCIAR OS EQUIPAMENTOS, UTENSÍLIOS E MÓVEIS NECESSÁRIOS

Não importa o tamanho do seu restaurante: ele precisará dos equipamentos, móveis e utensílios básicos (pelo menos) para funcionar.

Por se tratar de um estabelecimento pequeno, a quantidade desses itens será reduzida, mas igualmente importante.

Leia também: Vale a pena ter um sócio?

O que comprar para começar um restaurante pequeno

Para um espaço pequeno uma geladeira grande, já com freezer acoplado (desde que em um bom tamanho), pode ser suficiente, ou um item de cada.

O fogão industrial é praticamente indispensável nesse tipo de negócio, mas, como dissemos, tudo irá depender também do seu conceito.

É interessante que você tenha um espaço para servir de escritório, que deve ser equipado com um computador, e também um espaço para funcionar como caixa, onde deve estar a caixa registradora e a máquina de cartão (que também pode ser levada até as mesas para que o cliente faça o pagamento com maior conforto).

Um telefone também é importante, principalmente no escritório em si, pois você precisará dele para realizar suas compras e atender pessoas que liguem com dúvidas.

Quantas mesas, pratos, copos, taças, cadeiras e talheres serão necessários? Também irá depender do tamanho exato do seu restaurante.

Nada impede que você tenha somente duas ou três mesas, ou mesmo nenhuma e somente um balcão, é só analisar o que combina com o conceito escolhido.

QUANTO À EQUIPE:

Será que é preciso contratar muitas pessoas?

Aqui existem 3 fatores que você deve considerar:

  • O TAMANHO DO RESTAURANTE, que já sabemos que será pequeno;
  • O NÍVEL DE PRODUÇÃO, se terá ou não uma GRANDE demanda;
  • O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO.

Seu restaurante estará aberto somente no almoço ou jantar, ou nos dois horários? Nesse último caso pode ser que a mesma equipe de um horário não consiga te atender em outro, o que significa ter que contratar mais pessoas.

Entende por que mesmo se tratando de um estabelecimento pequeno não é possível definir de imediato de quantos funcionários irá precisar?

Você pode saber mais em De quantos funcionários eu preciso para a operação do meu restaurante.

Que tal começar AGORA?

Além de ficar por dentro desses pontos que abordamos nesse artigo, ao buscar saber como montar um restaurante pequeno também é importante que você aprenda sobre outros assuntos que envolvem esse tipo de negócio.

Por exemplo: o que você sabe sobre marketing e todas as suas vertentes? O marketing digital é um forte aliado na hora da divulgação, sendo a presença nas redes sociais praticamente obrigatória.

E sobre a montagem CORRETA de um cardápio, possui o conhecimento necessário? Sobre a PRECIFICAÇÃO, há certeza de que será feita da forma certa?

São muitos detalhes para começar um restaurante, e não há como fugir deles se você realmente quer alcançar o sucesso e obter uma boa lucratividade. Para ajudar nesse início, e para que ele aconteça como o esperado, indicamos o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso. Nele você verá mais a fundo cada assunto citado até aqui, e poderá se preparar da forma correta para realizar seu sonho.

Para obter mais informações sobre esse material, é só clicar no link acima. E se tiver qualquer dúvida sobre ele basta falar com a nossa equipe.

ebook-7ingredientesdosucesso

Como montar um restaurante pequeno
5 (100%) 1 vote

error: Conteúdo Protegido!