de-quantos-funcionarios-eu-preciso-para-a-operação-do-meu-restaurante

De quantos Funcionários eu Preciso para a Operação do meu Restaurante?

Se você está começando seu restaurante agora é perfeitamente normal fazer a pergunta “de quantos funcionários eu preciso?”. Pergunta que, por sinal, merece muita atenção, pois definir o número certo de pessoas em seu negócio é MUITO importante para que ele prospere e não te leve a gastos desnecessários.

Mas como chegar a esse número?

Quais critérios seguir?

Descubra abaixo.

Como descobrir de quantos funcionários você precisa para a operação do seu restaurante

Para chegar ao número ideal de funcionários que você precisa para a operação do seu restaurante você não pode se basear no “achismo” ou no número de pessoas que seu concorrente emprega.

Descubra como inovar e se destacar dos seus concorrentes

É preciso agir com inteligência também nessa tarefa, seguindo alguns critérios e analisando alguns pontos.

A seguir apresentamos 3 deles:

O TAMANHO DO SEU NEGÓCIO E O NÍVEL DE PRODUÇÃO ESPERADO

Qual o porte do seu restaurante e quantos clientes ele deseja atender por dia? Ou, em outras palavras: quantos pratos você pretende servir?

Quanto maior o tamanho do seu negócio (no quesito espaço) e o nível de produção esperado, maior será a necessidade de ter um número relativamente grande de funcionários, ou ao menos treinar bem os poucos que tiver para que possam dar conta de tanto trabalho.

O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Se você quer saber de quantos funcionários precisa para a operação de seu restaurante acreditando que precisa de poucas pessoas por ter um estabelecimento pequeno, pode estar bastante enganado.

Sim, um espaço pequeno demanda um menor número de funcionários, mas e se ele for funcionar praticamente o dia todo, abrindo de manhã para limpeza e preparo do almoço, se manter aberto na parte da tarde e ainda servir jantar? Não há pessoa que aguente trabalhar tanto todos os dias, o que cria a necessidade de uma equipe maior.

O NÚMERO DE “SETORES” QUE SEU RESTAURANTE TERÁ

Quando pensamos no número de funcionários para um restaurante mesmo que inconscientemente o associamos ao número de “setores” que precisa ser suprido. É preciso ter alguém no caixa, algumas pessoas na cozinha, alguém responsável pelas entregas, caso também esteja disponível a opção de delivery…

E em SEU restaurante, como será? Se ele for mais requintado, talvez seja interessante colocar uma recepção com alguém responsável pelo atendimento e disponibilizar estacionamento com manobrista. Se for algo mais família, um monitor para cuidar das crianças em uma área criada para elas brincarem também pode ser útil e ainda ajudar a fidelizar os clientes.

Viu como não existe um número que seja exato, variando literalmente de negócio para negócio?

Contratando bons funcionários para a operação do seu restaurante

Depois de definir de quantos funcionários precisa para a operação do seu restaurante e quais os cargos necessários (gerência, atendimento, compras, etc), será hora de cuidar de outro ponto igualmente importante: a contratação.

Aprenda aqui a construir uma equipe forte para o seu restaurante

E se na hora de definir a quantidade de funcionários você não deve se basear na sua concorrência e em achismos aqui nessa etapa, além de deixar o achismo de lado, você também precisará ter inteligência para contratar quem realmente será útil em seu negócio, e não parentes ou amigos que estão precisando de ajuda e não possuem nenhum tipo de qualificação e vontade de aprender.

É duro dizer e aceitar isso, mas muitas pessoas assistem seus restaurantes indo à falência aos poucos justamente por causa dessa questão. MAS QUE FIQUE CLARO: o problema não está em ajudar as pessoas lhes dando um emprego, mas sim deixar o profissionalismo de lado e contratar alguém sem o perfil necessário apenas por ser da família, por exemplo.

Voltando à contratação em si:

NÃO CUIDE DESSA TAREFA SOZINHO

Chame seu gerente para cuidar das entrevistas junto a você (caso já tenha alguém ocupando a gerência), ou mesmo contrate uma empresa voltada para processos de seleção e que pode usar ferramentas próprias para potencializar a contratação, como análise de perfil comportamental.

DIVULGUE AS VAGAS COM INFORMAÇÕES CLARAS

Não basta apenas informar que está contratando um auxiliar de cozinha que more nas proximidades do bairro e já tenha experiência. Informe também as tarefas exatas que farão parte do dia a dia do contratado, o salário a ser pago (evite pedir que o próprio candidato informe pretensão salarial) e todas as etapas que farão parte do processo de seleção.

Por exemplo: análise de currículo, seguido de entrevista com a gerência, dinâmica de grupo (também é aplicável, afinal a pessoa não irá trabalhar sozinha) e por fim um teste na própria cozinha.

DEIXE CLARA QUAL É A CULTURA DO SEU RESTAURANTE

Na divulgação das vagas e em todas as etapas do processo seletivo não deixe também de mostrar a cultura do seu restaurante e o quanto é importante que os funcionários se enquadrem nela ou pelo menos a respeitem.

Se seu negócio se baseia no veganismo e seus clientes não consomem literalmente nada que afete a vida animal, é imprescindível que sua equipe não faça piadas ou comentários que brinquem com isso de alguma forma, ainda mais durante o atendimento. Parece algo óbvio, mas na realidade não é bem assim…

Cuide da sua operação o tempo todo

Por fim, tendo contratado o número certo de funcionários, cabe a você cuidar para que a operação funcione SEMPRE como o esperado, o que significa supervisionar tudo o tempo todo.

Não caia na ilusão de que possui os funcionários perfeitos e que isso já é suficiente: faça reuniões com uma frequência determinada e forneça treinamentos para que cada colaborador possa crescer cada vez mais como profissional e como pessoa.

Quer saber quais são os outros pontos que merecem sua atenção no início do seu negócio para que sua operação funcione com perfeição desde o começo?

Conheça o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, criado especialmente para quem procura respostas para perguntas próprias desse momento, quando o restaurante está tomando forma ou mesmo é uma ideia prestes a sair do papel.

Se ficar com qualquer dúvida em relação a esse material ou ao post, entre com contato e nossa equipe irá te ajudar.

Ebook Segredos dos Restaurantes de Sucesso - Matheus Lessa

De quantos Funcionários eu Preciso para a Operação do meu Restaurante?
5 (100%) 3 votes

error: Conteúdo Protegido!