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Restaurante de Sucesso: 5 Ideias Práticas para Inovar e se Destacar dos Concorrentes

Vamos dizer que você possui um restaurante em uma cidade, região ou até mesmo em um bairro conhecido por sua variedade de negócios dentro desse segmento de alimentação e bebidas. Parece perfeito, afinal os clientes encontrariam tudo que precisam em um só lugar, correto? Mas essa demanda pode, às vezes, vir com seu próprio problema: frequentemente, as áreas com um grande volume de negócios dentro do mesmo segmento exigem dos gestores cada vez mais esforços para conseguir se destacar dos concorrentes e atrair a atenção dos seus futuros clientes. Ter um bom cardápio ou oferecer serviço de atendimento amigável é importante, mas não é suficiente. Se você quer construir sua reputação e conquistar consumidores fieis  para seu restaurante dentro da sua cidade ou região, você precisa se destacar entre a multidão dos seus concorrentes. A construção de uma boa estratégia de marketing, um controle rígido dos custos e ações de fidelização vão chamar a atenção do seu cliente para o seu restaurante. Nesse artigo eu escrevi o que você precisa saber para ter um restaurante de sucesso, chamar à atenção dos seus clientes e se destacar dos concorrentes.

Para te ajudar a entender os pontos fortes de seu próprio restaurante e adotar medidas práticas para potencializar ainda mais esses pontos, eu separei 5 perguntas poderosas que você precisa fazer a respeito do seu negócio, vamos a elas?

1 – Qual é o propósito da sua marca?

Mas afinal qual é o conceito de marca? Segundo o site da Wikipedia Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.

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Se o seu restaurante está em atividade, você provavelmente já tem uma identidade de marca básica para ele. Talvez você tenha escrito um plano de negócios para obter financiamento ou entender mais sobre esse universo do empreendedorismo. Mas uma vez que você está no negócio, você precisa aprimorar a sua marca, apesar de nem sempre ser uma tarefa prazerosa para maioria dos donos de restaurantes.

Afinal, quando você tem dezenas de opções à sua frente e pode seguir em muitas direções diferentes, como acertar o caminho nessa construção de uma marca que seja percebida pelos futuros clientes?

Assista o vídeo: Como escolher o nome do seu Restaurante?

Lembre-se sempre que o grande protagonista nessa escolha é o seu negócio, e essa marca precisa representar todo conceito e o diferencial desse negócio. Isso significa abraçar seu orgulho de propriedade. Se sua equipe é ótima no que faz e você está genuinamente confiante na experiência que está oferecendo aos clientes, isso se traduz em solidificar sua marca.

Mas representar algo também significa abraçar o que o torna único. Se você está tentando ser tudo para todos, os clientes não conseguirão ter uma ideia de como será o almoço ou jantar em seu restaurante. Lembre-se: “O segredo do sucesso é difícil de se encontrar, mas o do fracasso com toda certeza é querer agradar a todos”.

Não tenha medo de ser um restaurante de nicho. Ter confiança para fazer um tipo específico de comida e fazê-la bem feita é o que constrói uma marca de sucesso. Se você vai oferecer comida coreana autêntica, tenha essa autenticidade. Se você é um restaurante vegano, não se esconda com medo das possíveis “represarias” que podem vir dos comedores de carne. Diluir sua marca não trará mais clientes. Foque no seu público alvo e construa toda sua comunicação de marca em torno desse conceito e eu lhe garanto que cada vez mais você fidelizará seus clientes e irá  se destacar dos concorrentes do seu restaurante.

Para se aprofundar mais nesse assunto tão importante leia meu outro artigo: 3 dicas para escolher o nome do seu restaurante

2 – Você estudou a fundo o seu cardápio?

Já parou para pensar que construir uma reputação autêntica e específica na sua cidade ou região pode estar ligado diretamente ao que você oferece no cardápio do seu restaurante? Ainda não? Deixa eu te explicar melhor.

Se você tem muitas opções no seu cardápio e todas elas são de cozinhas e estilos diferentes, sua marca vai ser muito confusa na cabeça dos seus clientes. Ele precisa lembrar da sua marca e associar diretamente a uma determinada linha de comida, se isso não estiver muito bem claro, pode ter certeza que você estará perdendo terreno para a concorrência.

Assista o vídeo: 4 Dicas poderosas para montar um cardápio para o seu restaurante

Um cardápio muito inchado não só dificulta que os clientes decidam o que pedir e também torna difícil para os clientes entenderem o que você é como um restaurante. Sem falar de toda logística e controle do seu estoque. Se as pessoas que frequentam o seu restaurante não conseguirem descrever claramente o seu cardápio para seus amigos ou familiares, será muito mais difícil para você se destacar entre os seus concorrentes.

3 – Qual é a especialidade do seu restaurante?

Essa pergunta anda de mãos dadas com a compreensão da sua marca global. Você precisa descobrir quais partes do seu cardápio são as mais especiais e, em seguida, trazer esses itens para o primeiro plano da sua marca.

Não se trata apenas do que sua cozinha faz bem – porque é claro que você está mirando todo o seu cardápio para ser delicioso em todos os sentidos – mas qual item realmente se destaca como sua especialidade? Qual é o seu nicho? O que você pode oferecer que é especial, que ninguém mais pode fazer na sua cidade ou região? Talvez seja aquela sua receita de vó que ninguém mais sabe como fazer. Talvez seja uma caipirinha de vinho que parece algo de outro mundo. O que você precisa é ter algo que seja único no seu restaurante, e vender essa ideia para seu cliente e com toda certeza será um grande diferencial da sua marca.

Dá uma olhada nesse vídeo onde eu compartilho como um simples produto foi capaz de transformar o meu restaurante em um sucesso na minha cidade.

E pode levar algum tempo para você encontrá-lo! Tudo bem, faz parte desse processo. Não deixe de rodar o seu restaurante por conta disso, mas não pare de pensar em como ter algo que seja único no seu cardápio e que seu cliente não encontre em nenhum outro restaurante. E quando você encontrar esse prato ou bebida campeão de pedidos (porque é tão bom assim!), você deve mergulhar de cabeça no marketing desse produto como se fosse a assinatura da sua marca. Crie ações de marketing tanto externamente ou indoor e faça com que as pessoas queiram visitar seu restaurante apenas para experimentá-lo.

4 – Como aumentar a força do seu restaurante diante da concorrência cada vez mais desleal?

É fácil para as pequenas empresas locais na indústria alimentícia se verem em desvantagem, particularmente em comparação com franquias e restaurantes maiores. Mas franquias e grandes restaurantes corporativos têm lutas próprias. As pequenas empresas pertencentes a uma cidade ou região podem parecer mais autênticas e únicas em seu conceito desde o início. Cada vez mais, os consumidores querem fortalecer suas comunidades apoiando pequenas empresas com espíritos inovadores.

Ser pequeno e de propriedade local é em muitos casos uma característica, e não uma falha. Existem pequenos restaurantes espalhados pelo Brasil que servem comidas e bebidas que você não consegue encontrar em nenhum outro lugar do mundo, e esse pode ser um grande diferencial da sua marca.

Assista o vídeo: Como se diferenciar no mercado?

Se orgulhar de seu status como uma pequena empresa é um bom passo. Os melhores entre os restaurantes de pequeno porte sabem quem são e sabem valorizar o seu diferencial. Se você abraçar o tipo de restaurante que você é, e que apesar de pequeno mantém uma gestão e visão de crescimento a longo prazo, você e sua equipe podem aprimorar o quanto isso é importante para construção de um negócio de sucesso.

São ações como essa que constroem um time de sucesso e um atendimento acima da média. E essa atitude confiante atinge seus clientes de uma maneira que você nem imagina. As pessoas querem apoiar empresas locais, mas elas querem especialmente apoiar empresas que adicionam algo especial à sua vida.

5 – Como criar ações de fidelização no seu restaurante e se destacar dos concorrentes?

Quando falamos de fidelização de clientes, precisamos discutir os programas de fidelidade. Graças as novas tecnologias e estratégias, os programas de fidelidade de restaurante foram além do cartãozinho que a cada x preenchimentos permite o cliente um prato ou bebida de brinde. O foco da fidelização precisa ser sempre voltado para a experiência do consumidor, entender quais são suas reais necessidades e não as que você imagina ser. Veja, ouça e, mais importante, responda aos seus clientes.

Assista o vídeo: Como criar um plano de fidelidade para o seu bar ou restaurante

Envolva o seu cliente nessa jornada e não cometa o mesmo erro da maioria dos gestores em não ouvir a voz dos seus clientes. Faça pesquisas e descubra quais são suas necessidades e crie ações de fidelidade para supri-las, e com toda certeza você estará a largos passos à frente dos seus concorrentes e terá sempre um restaurante cheio de clientes felizes e satisfeitos com a sua marca.

Conclusão: ter um diferencial, junto com inovação e muito trabalho é a chave para fazer seu restaurante se destacar dos concorrentes

Hoje em dia existem centenas de opções de bares, restaurantes, pizzarias e vários negócios no segmento de alimentação e bebidas. Desde aprender receitas elaboradas através de vídeos na internet, cursos online, pedir a comida em casa através de vários aplicativos de delivery disponíveis no mercado ou ainda escolher um restaurante para visitar com amigos e/ou família. E, caso o cliente decida se deslocar até um bar ou restaurante existem diversas opções de alternativas. Então, com todas essas possibilidades, o que você como um dono ou gestor de restaurante pode fazer para convencer seu público alvo ou clientes a escolherem seu restaurante para ir?

Reforce os seus pontos fortes e diariamente tente melhorar os pontos fracos na gestão do seu restaurante,  com foco na qualidade e excelência. Ofereça algo que seus concorrentes não têm. Não faça como todos os outros, seja diferente e inovador. Busque o seu diferencial. Essas são as chaves para conseguir fazer o seu restaurante se destacar dos concorrentes que já existem e outros que ainda aparecerão, porque isso vai ocorrer e você terá que sempre focar no seu melhor e se reinventar a cada dia. Dê aos seus clientes alguma coisa que nenhum outro restaurante no seu bairro, cidade ou região fornece, seja no design do seu restaurante, no atendimento ao cliente, na qualidade da comida ou na experiência do consumidor.

Espero que esse artigo tenha te ajudado, agora me conta aqui embaixo nos comentários o que você tem feito para o seu restaurante se destacar dos concorrentes? Qual é o seu diferencial?

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