equipe-restaurante-sucesso

Como Construir uma Equipe Forte para o seu Restaurante?

equipe-restaurante-sucesso

Ter uma equipe forte é fundamental para o sucesso de qualquer  bar ou restaurante. Os clientes podem escolher o seu restaurante por conta da comida que você serve, mas se o atendimento e serviço não for bom, será difícil fazê-los voltar. Em um setor com uma taxa de rotatividade extremamente elevada, manter uma boa equipe pode ser um desafio. Pensando nesse tema tão complicado hoje eu resolvi trazer para vocês dicas de como construir uma equipe forte para o seu restaurante ou qualquer negócio no segmento de Alimentação e Bebidas!

ebook-ing-sucesso-matheus-lessa

Sua equipe precisa conhecer o cardápio do seu restaurante

Antes de qualquer coisa sua equipe precisa conhecer muito bem o cardápio do seu restaurante. Eles devem saber como descrever cada item do seu cardápio. É interessante que de tempos em tempos você faça uma degustação dos pratos do seu cardápio para os seus garçons, principalmente os novos funcionários, pois assim eles conhecerão melhor os pratos para fazer sugestão aos seus clientes e também responder qualquer dúvida que porventura poderá surgir.  Também é uma boa ideia oferecer para a sua equipe uma degustação de novos pratos ou pratos especiais, pois facilitará a venda do mesmo. Com essa atitude você terá uma equipe mais segura no momento das sugestões de pratos do seu cardápio.

Leia também: Dicas para melhorar o atendimento do seu bar ou restaurante

Antes de continuar o artigo eu convido você a se inscrever em meu Canal do Youtube, onde semanalmente eu posto vídeos dando dicas de Gestão voltados para o Segmento de Alimentação & Bebidas.

inscreva-se-no-meu-canal-youtube

Agora que você já se inscreveu em meu canal e assistiu o vídeo vamos continuar com a matéria!

Sua equipe precisa conhecer as bebidas e drinks servidas no seu restaurante

Assim como você quer que sua equipe conheça os pratos do seu cardápio é necessário que sua equipe também conheça muito bem as bebidas e drinks servidos no seu bar ou restaurante, para facilitar a indicação para o cliente e também a combinação de bebidas com os pratos do seu cardápio.E para sua equipe conhecer melhor as bebidas nada melhor que uma degustação e uma aula de alguma bebida ou drink especial. Existe drinks e bebidas clássicas em todo o mundo, a sua equipe precisa conhecer como por exemplo: martini, cosmopolitam, mojito, sexy on the beach, margarita. No meu restaurante eu costumo fazer “provas” avaliando o conhecimento de cada um sobre itens do cardápio, claro que antes eu dei um treinamento para todos e proporcionei uma degustação. Faço isso toda vez que insiro uma bebida nova ou um prato novo no cardápio do meu restaurante. Eu preciso me certificar que todos falem corretamente o nome da bebida ou drink, que saibam a composição e a combinação com os itens do meu cardápio.

Uma outra dica é chamar o representante da bebida para dar um treinamento para a sua equipe, lembrando que nesse caso o representante ou fornecedor  dessa bebida nunca deve lhe cobrar para dar um treinamento para a sua equipe.

Certifique-se que sua equipe conheça a carta de vinhos, cervejas especiais e drinks para poder explicar e indicar sempre que um cliente solicitar.

Sua equipe precisa saber como lidar com problemas no seu restaurante

Junto com a compreensão dos conceitos básicos de cardápio e bebidas do seu restaurante, a equipe do seu restaurante precisa saber como lidar com quaisquer problemas que surjam. Eles também  devem saber quando não podem lidar com um problema e devem chamar o gerente do restaurante. O problema mais comum que sua equipe terá que saber como lidar é o cliente insatisfeito. Talvez o prato do cliente saiu muito cozido ou cru, ou demorou muito. Então é muito importante que sua equipe saiba como contornar situações como essas. Saber como lidar com clientes insatisfeitos é a chave para qualquer negócio no segmento de alimentação e bebidas.

Outro problema que sua equipe pode encontrar em um momento ou outro são os clientes que beberam um pouco mais ou clientes que não vão embora no momento do fechamento do seu bar ou restaurante. Saber como como lidar com os clientes “alterados” ou os que não vão embora, pode ajudar a evitar problemas mais graves.

Se esse artigo te ajudou de alguma maneira uma boa forma de retribuir é compartilhando esse conteúdo com mais pessoas, com isso você fortalece ainda mais o nosso Segmento!

Se quiser continuar com os estudos, baixe o meu e-book com DICAS PODEROSAS para quem quer criar um Negócio Sólido e de Resultados!

Conheça também meu E-book Gratuito!

Nesse e-book, você vai conhecer os 7 Ingredientes do Sucesso que transformaram a minha Gestão e que vão te ajudar a levar o seu Negócio para o próximo Nível.

O diferencial desse conteúdo é a relação entre teoria e prática, já que eu foquei exclusivamente em métodos e técnicas que irão ampliar sua visão e transformar sua gestão.

PONTOS IMPORTANTES

– Como validar a sua ideia de Produto;

– Como utilizar o Branding marketing para alavancar as suas vendas;

– Como encontrar o seu Público Alvo;

– Como escolher o Ponto de Venda Ideal para o seu negócio;

– Aprenda como criar um Cardápio vendedor na prática;

– Aprenda como aplicar uma Gestão de Custos no seu Negócio;

– Liderança Mão na Massa;

Acredite que o conhecimento compartilhado por quem gera resultados é chave que mudará o seu Negócio de Nível.

Baixe AGORA a sua cópia GRATUITA do meu E-book e Descubra como eu Consegui!

“OS 7 INGREDIENTES DO SUCESSO”

Como Construir uma Equipe Forte para o seu Restaurante?
5 (100%) 3 votes