cliente-insatisfeito

Saiba como Lidar com Clientes Insatisfeitos em seu Restaurante

Como você lida com clientes insatisfeitos em seu restaurante vai determinar se eles saem satisfeitos ou irritados o suficiente para falar mal do seu restaurante para todos os seus amigos e familiares. Use estas dicas para transformar clientes insatisfeitos em clientes felizes.

Lidar com clientes insatisfeitos é uma habilidade muito importante. Ser capaz de lidar com esse tipo de situação exige paciência, a capacidade de admitir que um erro foi cometido e a presença de espírito para oferecer maneiras de compensar isso. Isto é particularmente importante no negócio de restaurante, porque a propaganda boca-a-boca ainda é uma das mais eficaz para trazer ou perder clientes. E pesquisas provam que os clientes insatisfeitos tendem a falar mais do que os clientes satisfeitos. Pensando nesse tema tão delicado e importante para o seu restaurante eu trouxe dicas práticas para você saber como  lidar com um cliente insatisfeito, e como melhorar suas chances de fazê-lo voltar a frequentar o seu restaurante.

Dicas Práticas para você lidar com um Cliente Insatisfeito

1) MANTENHA-SE CALMO

–  Mesmo que o cliente não esteja certo, eles são um cliente e deve ser tratado com respeito. Pode ser difícil de colocar suas emoções e frustrações de lado, mas é uma necessidade absoluta quando se lida com clientes insatisfeitos e irados.  Portanto, quando estiver numa situação destas, respire fundo e esteja pronto para ouvir. Seja paciente, responda com educação e ajude-o no que for necessário.

–  Não importa o quão ridículo ou razoavelmente chateado o cliente possa estar, você deve manter sua compostura.

2) AJA PROFISSIONALMENTE

–  Sua linguagem corporal fala por si. Abordar a situação de uma forma profissional, independentemente de sua emoção. Seja solidário e compreensivo ao  problema em questão e tome medidas proativas para corrigi-lo.

–  Não importa quão irritado você pode estar se sentindo, certifique-se a valorizar a opinião do cliente e do negócio!

3) ESCUTE O PROBLEMA DO SEU CLIENTE

–  O primeiro passo para lidar com um cliente insatisfeito é ouvi-lo. Saber escutar é uma grande virtude que você deve ter. Isso impede que responda de cabeça quente e resolva a situação da melhor forma.

4) ANALISE A SITUAÇÃO

–  Depois de ouvir o que o cliente insatisfeito tem para dizer, é determinante que analise a situação com a mente mais aberta possível. Isto é, se você estiver mesmo errado, assuma-o. Se você estiver certo, tente ver o ponto de vista do seu cliente. Conseguir colocar-se no papel de outra pessoa é determinante para compreender o motivo da sua insatisfação.

5) ENVOLVA O GERENTE

– O que acontece quando a situação se agrava para além do ponto de conforto? Em que ponto deve equipe envolve o gerente? Quando se trata de um cliente insatisfeito é imprescindível envolver o gerente na resolução do problema.

ebook-7ingredientesdosucesso

 

6) SE O ERRO FOR DO RESTAURANTE, ASSUMA!

– É incrível o quanto pode ser resolvido simplesmente ao se desculpar, admitindo um erro foi cometido e oferecendo alguns incentivos que esperamos mantê-los a voltar para o seu restaurante.

– É importante certificar-se de que o cliente sinta que esta certo, ainda que em algumas situações que não é o caso. A capacidade de um funcionário de assumir a culpa, mesmo que não pode ser culpa deles é importante porque você não quer perder o cliente que está chateado.

7) OFEREÇA ALGO PARA SE DESCULPAR

– Um grande incentivo que os restaurantes podem oferecer quando eles estão lidando com um cliente insatisfeito é um voucher de presente para uma refeição grátis para a sua próxima visita. Essa atitude proporcionará que esse cliente insatisfeito retorne ao seu restaurante, assim ele lhe dará a  oportunidade de mostrar que você realmente se preocupa com seu restaurante e seus clientes. Dependendo da gravidade do problema, a refeição livre deve ser usado na pior das situações. Com problemas menos graves, oferecendo um desconto na sua refeição, aperitivos ou sobremesa ou bebidas complementares podem ajudar a satisfazer o cliente infeliz. Independentemente do que você tem a oferecer, certifique-se de oferecer um sincero pedido de desculpas e assegurar-lhes que isso não vai acontecer novamente.

8) COMENTÁRIOS DE CLIENTES INSATISFEITOS NA INTERNET

– Com o constante crescimento das Redes Sociais, um cliente insatisfeito pode difamar o seu restaurante em minutos e isso tomar uma proporção enorme. Em casos mais graves até mundialmente.

– Esteja sempre atento as redes sociais, e sites de reclamações. E sempre que houver uma critica tente resolver o ais rápido possível.

Leia também: Como usar a internet a  favor do seu restaurante

9) MINIMIZE OS CLIENTES INSATISFEITOS DO SEU RESTAURANTE COM TREINAMENTOS

– Você não pode prever quando um cliente insatisfeito em seu restaurante, mas existem maneiras de se prevenir  para garantir que a ocorrência destas situações sejam minimas. Ao treinar sua equipe sobre as melhores práticas de atendimento ao cliente a partir do momento que eles são contratados, você não deve ter que se preocupar sobre os clientes insatisfeitos com muita frequência.

Lidar com clientes difíceis é a parte sem glamour de seu trabalho de hospitalidade. No entanto, é útil ter um plano no bolso de trás para se referir a em tempos de necessidade ou desespero. Atitudes dos clientes não podem ser previstos e, portanto, deve ser tratado com delicadeza em cada encontro.

Como é que você lidou com um cliente insatisfeito no passado, e quais foram os resultados?


E-BOOK: Os 7 Ingredientes do Sucesso

Conteúdos Práticos para Você Gerenciar um Bar ou Restaurante de Sucesso

Se você não gerenciar as operações do seu Bar ou Restaurante CORRETAMENTE, tanto sua equipe quanto seus clientes vão te abandonar.
Não espere isso acontecer, comece AGORA a transformação da gestão do seu Bar ou Restaurante!

SIM, EU QUERO SABER MAIS!

banner-ebook-7ingredientesdosucesso

Saiba como Lidar com Clientes Insatisfeitos em seu Restaurante
5 (100%) 3 votes

error: Conteúdo Protegido!