quanto-de-dinheiro-eu-preciso-para-montar-um-restaurante

Quanto de Dinheiro eu Preciso para Montar um Restaurante?

Não é apenas durante os períodos de crise que as pessoas pensam em empreender. A infelicidade no emprego atual e o sonho de ter o próprio negócio, por exemplo, também são motivos que levam a essa iniciativa, que é seguida da reflexão sobre em qual mercado investir. Nesse contexto, a alimentação fora do lar costuma ser uma das primeiras opções, visto que é um dos setores que menos sofrem quando o país passa por dificuldades financeiras. Após essa decisão, porém, vem a famosa pergunta que cada pessoa se faz: “quanto de dinheiro eu preciso para montar um restaurante?”

Será que existe uma resposta correta?

Descubra no decorrer desse artigo.

O que te leva a querer montar um restaurante?

Se você está em busca de informações para empreender com um restaurante, é perfeitamente normal que se faça a pergunta mencionada acima.

Mas, fica aqui uma pergunta tão importante quanto: o que te leva a querer montar esse estabelecimento?

Pode parecer que não, mas a resposta que você der pode ajudar a ditar seu sucesso ou o seu fracasso, sabia? E não estamos exagerando: muitas pessoas que montam um negócio visando somente o LUCRO, por exemplo, costumam fracassar, pois ficam cegas pelo dinheiro e acabam ignorando pontos extremamente importantes da gestão.

Restaurantes são locais nos quais as pessoas vão para desfrutar de uma refeição gostosa, para ter um momento agradável com família e amigos. Logo, quem deseja ter um precisa se esforçar para oferecer a melhor experiência possível, entendendo que o lucro será consequência desse esforço.

Se você já tem isso em mente e entende que estará lidando com PESSOAS diariamente, ótimo: já conseguiu o mais importante.

Vamos, agora, responder sua pergunta.

Resposta para a pergunta “quanto de dinheiro eu preciso para montar um restaurante?”

E a resposta é: não existe um valor exato, pois a quantia de dinheiro necessária para uma pessoa começar um restaurante sempre será diferente da quantia necessária para que outra pessoa faça o mesmo. Essa quantia só é igual quando se optar por uma franquia, e ainda assim pode variar de acordo com o “tipo de loja” que o empreendedor quiser.

Você só conseguirá saber quanto exatamente será necessário quando começar a estudar os seguintes pontos:

A LOCALIZAÇÃO ESCOLHIDA PRO SEU RESTAURANTE

Alguns bairros são bem mais caros que outros quando se trata de conseguir um imóvel, seja para compra ou locação, e o tamanho desse imóvel também precisa ser estudado.

Caso precise de grandes reformas, com certeza você gastará mais.

O NÚMERO DE PESSOAS QUE VOCÊ DESEJA ATENDER TODOS OS DIAS

Você quer começar pequeno, atendendo poucas pessoas por dia, até mesmo para sentir se o negócio tem chances de realmente dar certo, ou quer começar atendendo um público maior?

Quanto menos pessoas atender, menor será o número de mesas, pratos, talheres e copos que terá que comprar, diminuindo um pouco a quantia necessária para abrir o restaurante.

O TIPO DE CULINÁRIA QUE DESEJA TRABALHAR

Independente do tipo de culinária escolhido, tenha em mente que comprar insumos de qualidade é uma obrigação, mas isso não significa que você tenha que gastar montes de dinheiro em seu estoque, apenas encontre o fornecedor certo.

Mas, mesmo tendo esse fornecedor, não há como fugir dos preços mais altos caso escolha trabalhar com comida japonesa ou apostar na cozinha mediterrânea, que trabalham com ingredientes mais caros do que os encontrados na cozinha mineira, por exemplo.

QUANTAS PESSOAS TERÁ QUE CONTRATAR

O número de pessoas que for preciso contratar com certeza ajudará a ditar quanto de dinheiro você precisa para montar um restaurante, e irá depender de outros fatores, como:

  • O tamanho do estabelecimento;
  • Se haverá ou não terceirização de alguém para a limpeza;
  • Se será oferecido delivery, o que exige a contratação de alguém para fazer as entregas;
  • O horário de funcionamento (se será apenas almoço, almoço e jantar, se irá oferecer também café da manhã…).

Percebeu como é difícil dar uma resposta exata?

A próxima vez que você se perguntar “quanto de dinheiro eu preciso para montar um restaurante?”, lembre-se de todos esses pontos e comece o quanto antes seu planejamento, pois só assim saberá qual a quantia necessária.

Inclua nessa conta também o capital de giro, considerando que seu lucro tende a demorar um pouco para começar a aparecer.

Mesmo com pouco dinheiro: comece

Você pode fazer os cálculos considerando os pontos que listamos acima e perceber que o valor necessário para começar será bem maior que o esperado, mas não desanime por causa disso.

Veja a possibilidade de ter um sócio, de conseguir ajuda no seu banco… E, se for o caso, comece com o que você já tem, mesmo que considere pouco. Aliás, será uma ótima forma de descobrir se você realmente possui vocação para administrar um restaurante e se ele será bem aceito pelo público.

Leia também: Como decorar um restaurante com pouco dinheiro.

Muitas marcas começaram pequenas e hoje são verdadeiras redes, provando que é possível começar com recursos mais escassos e ir crescendo aos poucos, e essa também pode ser a sua realidade se você quiser.

Tem muitas dúvidas sobre esse começo e sente que precisa de ajuda? Pois saiba que isso é comum, e que você não está sozinho, apenas precisa encontrar o apoio certo.

Nesse sentido, nossa dica é que conheça o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, que conta o passo a passo de como conseguir montar um restaurante da forma CORRETA, desde sua idealização até a gestão em si. Entre os pontos abordados no material, inclusive, estão os pontos que citamos no tópico anterior e muitos outros, como:

  • Marketing;
  • Análise da concorrência;
  • Formas de se conectar com seu público;
  • Como montar um cardápio que realmente te ajude nas vendas;
  • Como ser um bom líder;
  • Como lidar com todos os custos do seu negócio, e MUITO mais!

Comece agora mesmo: clique no link acima para obter todas as informações sobre o ebook, e se ficar com qualquer dúvida, é só entrar em contato que a nossa equipe irá te ajudar.

Ebook Segredos dos Restaurantes de Sucesso - Matheus Lessa

Avalie esse post

error: Conteúdo Protegido!