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Como criar um Procedimento Operacional Padrão para restaurante?

Saber como criar um Procedimento Operacional Padrão para restaurante é fundamental para que seu negócio funcione como o esperado e gere bons resultados para você e sua equipe. O reflexo da boa utilização desse procedimento também é sentido pelos clientes, uma vez que esses conseguem perceber com facilidade quando um estabelecimento funciona de forma desordenada ou não, o que, aliás, não raramente é um fator determinante para a decisão de voltar ou não a frequentá-lo.

E é justamente esse o foco do artigo de hoje: te dar as dicas para a criação do seu próprio Procedimento Operacional Padrão e te ajudar a ter um restaurante bem organizado em literalmente todos os sentidos.

O que é um Procedimento Operacional Padrão e por que ele é tão importante para o seu negócio

Para que você saiba como criar um Procedimento Operacional Padrão para restaurante, é preciso que saiba primeiramente o que vem a ser esse procedimento, e isso não poderia ser mais simples:

Um Procedimento Operacional Padrão, também conhecido como POP, nada mais é do que, como o próprio termo sugere, um procedimento criado para padronizar alguma operação e a realização de tarefas a ela ligadas.

E é justamente por isso que é tão importante, como mencionamos no início desse artigo: pois ao trabalhar com esse tipo de procedimento você e sua equipe de fato passam a contar com uma padronização que favorece o trabalho de todos, fazendo com que seja muito mais fácil entender como algo deve ser feito.

Para perceber melhor essa importância, imagine ter um restaurante que abra para servir café da manhã e feche somente após o jantar, demandando ao menos duas equipes diferentes. Agora imagine as principais tarefas relacionadas à limpeza, por exemplo, sendo desempenhadas de forma diferente por essas equipes.

Isso poderia gerar desperdício de produtos, de tempo e até mesmo péssimos resultados, afinal seus colaboradores estariam trabalhando sem a instrução correta sobre o que deve ser feito e o nível de qualidade que deve ser alcançado.

Então, reforçando: um POP serve para garantir que, independente de quem faça uma determinada tarefa, ela sempre irá gerar o mesmo resultado, uma vez que há instruções e informações a serem seguidas.

Dê uma olhada nesse vídeo para entender um pouco mais:

Dicas simples de como criar um Procedimento Operacional Padrão para restaurante

No vídeo acima você descobriu que não existe e nem deve existir somente um único POP: é preciso que cada área do seu negócio tenha o seu, uma vez que as tarefas entre uma área e outra são completamente distintas. Quem cuida da limpeza, por exemplo, irá seguir um procedimento, enquanto que quem cuida do estoque irá seguir outro.

Você também conheceu algumas dicas de como criar um Procedimento Operacional Padrão para restaurante, e que por sinal são as principais:

DIZER O QUE PRECISA SER FEITO

COMO PRECISA SER FEITO

E POR QUE PRECISA SER FEITO

Via de regra, essas são as três informações principais que devem existir em cada documento, sendo que cada um deles deve ter sua devida identificação para que seus colaboradores saibam a qual área o mesmo pertence e o que se deve ser feito a partir dele.

Além disso, é recomendado que conste no procedimento o nome do restaurante, quais materiais e equipamentos devem ser utilizados no processo, quais são os responsáveis pela tarefa, com qual frequência a mesma deve ser feita e quais medidas devem ser tomadas em caso de imprevistos. Cada POP criado deve ainda ter a assinatura do responsável técnico do estabelecimento e ser separado em duas cópias: uma para consulta dos colaboradores (que deve ficar em um local visível para facilitar as consultas) e outra para arquivo, o que será muito útil em casos de vistoria.

Não se esqueça de outro detalhe: por mais que no começo possa parecer complicado criar seus POPs, jamais copie os de outros restaurantes, pois o que deve ser considerado é a SUA realidade e a do SEU negócio. Se for preciso editar o documento no meio do percurso, sem problemas, pois a ideia é que esse não seja um documento “estático”.

Treinamentos frequentes para que seus colaboradores fiquem cientes sobre cada ponto do Procedimento Operacional Padrão são praticamente obrigatórios, e durante os mesmos podem surgir diversas dúvidas e sugestões de melhorias, o que reforça o fato de ser um documento passível de constante mudança.

Então, reforçando: jamais copie os procedimentos que outro estabelecimento criou. Caso seja preciso se inspirar em algo, no MÁXIMO dê uma olhada nos modelos que são disponibilizados na internet, mas sempre focando em criar o SEU, que deve ser único.

A obrigatoriedade do Procedimento Operacional Padrão para restaurantes

Agora que você já descobriu como criar um Procedimento Operacional Padrão para restaurante, pode ser que esteja se perguntando se realmente precisa ter esse esforço, ou se é algo que pode ser deixado para depois.

Nossa dica é: crie o quanto antes, pois o seu estabelecimento lida com alimentos diariamente, o que significa que está sob a Resolução RDC 216 da ANVISA, que determina que esse documento seja criado de forma objetiva a fim de estabelecer instruções ligadas a higiene, manipulação de alimentos e outros pontos. Saiba mais clicando nesse link.

Para conhecer outros assuntos que merecem total atenção no momento de planejamento do seu restaurante, ou mesmo quando ele estiver começando a funcionar, baixe nosso ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, no qual listamos mais 7 iniciativas que devem ser aplicadas hoje mesmo no seu negócio.

Com ele você irá aprender, entre outras coisas:

  • A criar um cardápio que seja uma ferramenta de vendas, e não uma simples vitrine para os seus produtos;
  • A criar uma conexão efetiva com seu público através de dicas simples;
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  • A gerir seus custos corretamente;
  • A ser um verdadeiro líder para a sua equipe.

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