restaurantes-que-doam-alimentos

Restaurantes que doam alimentos: entre para esse time

Você provavelmente já ouviu falar sobre restaurantes que doam alimentos, mas já pensou alguma vez em aderir a essa iniciativa com seu estabelecimento? Iniciativa essa que, por sinal, gera inúmeros benefícios para todos os envolvidos. Talvez você já tenha considerado essa possibilidade, mas não sabe ao certo como começar e, se for esse o caso, te convidamos a ler esse artigo até o final para conhecer a solução ideal e ainda descobrir dicas de como diminuir o desperdício em seu restaurante.

Vamos começar.

A importância de buscar zerar o desperdício em seu restaurante e como isso pode ser feito

Recentemente falamos aqui no blog sobre como combater o desperdício em um restaurante self-service (leia o artigo completo aqui), mas é importante voltarmos a essa questão, dessa vez focando todos os tipos de restaurante.

Para começar, é preciso entender que o combate ao desperdício tem sim influência direta sobre seus números, afinal é preciso dinheiro para adquirir todos os insumos e, uma vez que eles não são aproveitados por completo, significa que parte desse dinheiro também está sendo perdida. Mas a importância desse combate vai MUITO além.

É através dele, por exemplo, que sua marca ganha mais respeito dos clientes, mostrando se preocupar com o consumo consciente e, principalmente, com o próximo. Pode parecer clichê ou exagero, mas das 41 toneladas de comida que o Brasil joga for todos os anos, aproximadamente 6 saem dos restaurantes, segundo o WRI (World Resources Institute). Junte a isso o fato de que mais de 5 milhões de brasileiros não têm o que comer (saiba mais no Observatório do Terceiro Setor) e poderá compreender ainda mais a importância de tomar alguma atitude que não vise apenas seu negócio.

Por isso, antes de te apresentar a solução perfeita para que seu estabelecimento entre para a lista de restaurantes que doam alimentos, vamos te apresentar novamente algumas dicas de como reduzir o desperdício:

TENHA O USO DA FICHA TÉCNICA COMO OBRIGATÓRIO

Essa na verdade é uma regra em qualquer restaurante que se leve a sério, e deve estar presente também no combate ao desperdício. Afinal, uma vez que a Ficha Técnica visa padronizar suas receitas e as porções servidas, ela te ajuda a evitar que alimentos demais sejam colocados nos pratos, correndo o risco da sobra.

Também permite que seus funcionários saibam exatamente quanto de algum item irão utilizar, evitando que algo vá parar no lixo por falta de uso após sair do estoque.

EVITE PREPARAR OS PRATOS ANTES DE ELES DE FATO SEREM PEDIDOS

Deixam alguns alimentos prontos, como arroz, é uma ótima estratégia para otimizar o tempo de montagem de um prato, mas, por outro lado, deixar MUITA coisa pronta, incluindo pratos completos, pode levar ao desperdício rapidamente.

Será que seu restaurante está perdendo comida e dinheiro com isso? Para saber, analise sua cozinha e o lixo da mesma após a casa fechar.

FAÇA UM CONTROLE JUNTO À SUA EQUIPE

Seja para entrar para o time de restaurantes que doam alimentos ou para simplesmente reduzir o desperdício, some forças com a sua equipe, afinal ela também está no dia a dia do negócio e sabe muita coisa sobre o consumo dos clientes.

Veja com a equipe da cozinha se há coisas sendo produzidas demais e que precise de controle, se há pratos voltando por insatisfação do cliente, se há clientes que não comem tudo… Vocês podem, juntos, chegar à causa do problema.

PENSE EM MANEIRAS DE UTILIZAR 100% CADA ALIMENTO

Essa é uma ótima dica de reaproveitamento, que ajuda a reduzir seu lixo e mostra aos clientes uma boa dose de criatividade por parte do seu time. Se há uma horta em seu restaurante, folhas, cascas e outras partes de alguns insumos que acabam sobrando podem ser reaproveitadas como adubo, mas é possível ir além e criar novos pratos a partir dessas partes, sabia?

Sopas, saladas… Já existem centenas de receitas nesse sentido, e você sempre pode testar as suas próprias criações.

CONTROLE SEU ESTOQUE COM EXCELÊNCIA

E, claro, a dica que não podia faltar: cuide da gestão do seu estoque em literalmente TODOS os detalhes. Por exemplo:

  • Não compre alimentos demais somente por estarem baratos, pois podem estragar e, além disso, não ter a qualidade esperada;
  • Conheça a Curva ABC do seu negócio, para comprar em maior quantidade justamente o que possui maior saída, evitando perder produtos por falta de uso;
  • Siga a boa e velha regra de armazenar tudo corretamente, prezar pela higiene e utilizar primeiro os itens que estiverem próximos da validade.

São dicas simples, não é mesmo?

Porém, mesmo seguindo todas elas, sabemos o quanto pode ser difícil não ter desperdício nenhum. Nesses casos, ao invés de optar pelo lixo, a melhor saída é SEMPRE pensar no próximo e entrar para a lista de restaurantes que doam alimentos.

Abaixo te mostramos como.

Comida Invisível: a solução para quem deseja doar alimentos

Suas doações podem ser feitas através do aplicativo Comida Invisível, criado justamente para conectar quem tem comida sobrando e quem precisa comer.

Pessoas físicas e diversos tipos de estabelecimento estão cadastrados, incluindo os restaurantes, e doam frequentemente para ONGs e também pessoas físicas, através de um processo extremamente simples, com uma única regra: doar somente aquilo que você também usaria. Ou seja: seu restaurante pode doar tudo o que iria parar no lixo, mas que ainda está em ótimas condições para consumo.

Para saber mais e se cadastrar, veja o vídeo abaixo e visite o site Comida Invisível:

Agora, pode ser que você esteja se perguntando o motivo de termos trazido mais uma vez um post ligado a uma causa social, e esse motivo é bem simples: se podemos ajudar o próximo de alguma forma com nossos negócios, por que não espalhar essa ideia? Durante a edição da FISPAL 2019 nossa equipe conheceu de perto o aplicativo e como ele pode ajudar também os restaurantes, e nada mais justo do que falar dele para vocês.

Se a ideia te interessou, dê o primeiro passo agora mesmo. E, para garantir que o desperdício em seu restaurante será o menor possível, conheça o Treinamento Estoque 360º, que irá te ensinar a gerir essa área tão importante da forma CORRETA.

Se ficar com qualquer dúvida, entre em contato.

banner-estoque-360

Avalie esse post

error: Conteúdo Protegido!