erros-que-podem-levar-seu-restaurante-a-falencia

3 erros que podem levar seu restaurante à falência

Ninguém abre um negócio pensando em fechá-lo, mas você já parou para pensar no quanto é importante refletir sobre isso? Não necessariamente em fechar algo que você acabou de abrir, mas sim na importância de colocar na ponta do lápis tudo que pode levar a isso, seja interna ou externamente? Por exemplo, num cenário de crise, qual atitude tomar? O que fazer para manter o serviço mesmo se faltar energia?

Procurar as respostas para essas e outras perguntas é fundamental para que você não cometa os erros que podem levar seu restaurante à falência, e é sobre eles que falaremos nesse post.

Confira a seguir 3 erros que devem ser evitados a todo custo para que seu negócio não feche as portas.

Erros que podem levar seu restaurante à falência: conheça 3 deles e prepare-se para evitá-los

ERRO 1: SER GENERALISTA

Sabe aquela frase que diz que não adianta querer abraçar o mundo? Ela também serve os negócios e, portanto, para o seu restaurante. Nesse contexto entra também outra frase similar: não queira agradar a todos!

Você deve criar um conceito e ser fiel a ele, desde a decoração até o cardápio, lembrando que também é isso que te dará destaque, criando diferenciação em relação à concorrência. Um estabelecimento que vive mudando a toda hora e que serve de tudo um pouco certamente criaria confusão na cabeça dos clientes, além de atrapalhar a própria equipe.

Imagine o quanto seria trabalhoso produzir dezenas de pratos DIFERENTES por dia… não daria muito certo, não é mesmo? Então foque no que sua cozinha produz de melhor e evite que a falta de organização leve seu restaurante à falência.

Conheça aqui 5 Ideias Práticas Para Inovar e se Destacar dos Concorrentes criando um restaurante de sucesso.

ERRO 2: NÃO TER UMA EQUIPE PREPARADA

Atendimento ruim é o que um restaurante precisa para causar uma péssima impressão nos clientes e fechar as portas em pouco tempo por conta da inevitável queda nos lucros, por isso se esforce para ter uma equipe bem preparada para atender a todos.

Isso vale tanto para os garçons, que devem ser sempre educados e solícitos, quanto para quem fica no caixa e, claro, para os colaboradores da cozinha, incluindo o cheff. Afinal, os pratos devem ser entregues no tempo certo e de acordo com as expectativas do cliente, quem sabe até superando-as, e isso só é possível com pessoas bem treinadas e comprometidas.

Se possível, invista em treinamentos e reciclagens de tempos em tempos, o que irá gerar motivação entre os membros de sua equipe ao perceberem que você está valorizando talentos e capacitando a todos ao invés de optar por demissões e novas contratações.

Descubra aqui Como ter uma Equipe Forte Para o Seu Restaurante.

ERRO 3: IGNORAR A HIGIENE E A SEGURANÇA ALIMENTAR

Por fim, outro erro que pode levar seu restaurante à falência em pouquíssimo tempo, e por uma justa causa, é a falta de higiene e a falta de atenção em relação à segurança alimentar.

Um ambiente limpo é fundamental não só para causar boa impressão e passar segurança para os clientes, mas também para evitar que haja qualquer tipo de contaminação nos alimentos, que por sua vez devem ser armazenados e higienizados da forma correta.

A limpeza deve estar presente em todo o seu restaurante, seja no salão, nos banheiros ou na cozinha, onde o cheff e os cozinheiros devem tomar o devido cuidado higienizando as mãos, evitando que caia cabelo na comida e tomando outras medidas similares. Até mesmo seus recipientes de lixo devem receber cuidado e ficar em locais estratégicos: lixo destampado não é agradável ao olfato, e costuma atrair diversos insetos.

Esses são apenas 3 erros que podem levar seu restaurante à falência, mas existe uma lista bem maior deles, por isso é importante que você crie junto ao seu negócio o costume de analisar diversos cenários, estando preparado para manter seu negócio funcionando.

A falta de um planejamento estratégico, por exemplo, não deve existir NUNCA, não sendo à toa que logo ao pensar em empreender qualquer pessoa deve colocar no papel tudo a respeito do que está criando: é esse planejamento que dará um rumo a tudo.

O que mais deve ser feito para evitar que seu restaurante feche as portas

Ainda falando sobre erros que devem ser evitados, que tal dar a devida atenção ao cardápio do seu restaurante e ao lucro que ele gera, podendo aumentá-lo de forma significativa?

Entender de manutenção de estoque, de engenharia de cardápio, de ficha técnica do que é servido e outros pontos similares te ajudará a enxergar seu negócio por um ângulo ainda mais profissional, sem contar que não estudá-los significa abrir as portas para o descontrole e a falta de organização já citados anteriormente.

Não seria interessante saber exatamente o que e quando comprar?

E saber a quantidade exata de determinados ingredientes que um prato leva?

E, melhor ainda: não seria bom saber como precificar corretamente cada item servido, deixando de lado o achismo ou a comparação com os preços da concorrência?

Temos certeza que sim, por isso disponibilizamos o Treinamento Cardápio Vendedor para todos os empresários que querem otimizar ainda mais seu negócio, evitando que ele feche ou sofra por conta de qualquer erro, e você também pode ter acesso a ele clicando nessa página.

O treinamento vis transformar seu cardápio em uma verdadeira arma de venda, e isso definitivamente irá ajudar seu restaurante a não ir à falência, e para continuar a aprender mais sobre erros que você deve evitar, quais táticas adotar para atrair clientes e aumentar os lucros ou qualquer outro assunto voltado aos restaurantes e à alimentação fora do lar, conheça e acompanhe nosso blog.

Veja aqui uma prévia de Como Aplicar a Engenharia de Cardápio e Dobrar o seu Faturamento.

Você também pode entrar em contato a qualquer momento para batermos um papo sobre o seu negócio. Já ajudamos dezenas de estabelecimentos pelo Brasil e temos certeza de que podemos ajudar também o seu a crescer cada vez mais.

criar-o-cardapio-do-seu-restaurante-do-zero

3 erros que podem levar seu restaurante à falência
5 (100%) 1 vote

error: Conteúdo Protegido!