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7 ingredientes do sucesso para um restaurante

Antes de tirar seu negócio do papel, que tal descobrir quais são os 7 ingredientes do sucesso para um restaurante? Essa, por sinal, é a melhor forma de começar, pois assim será construído o preparo necessário para que exatamente todos os pontos do planejamento saiam como esperado.

Conheça todos esses ingredientes abaixo e, ao final desse artigo, veja como aplicá-los para começar seu restaurante com o pé direito e mantê-lo funcionando com excelência.

Veja quais são os 7 ingredientes do sucesso para um restaurante

INGREDIENTE 1: PREPARO

E aqui estamos nos referindo ao nível de preparo que VOCÊ possui para começar um negócio e administrar sua gestão da forma correta.

Um erro comum de muito empreendedores é acreditar que ter o dinheiro para a abertura do restaurante já é o suficiente, já significa estar preparado para o que der e vier, e não é bem assim. Mesmo contratando o melhor gerente que encontrar, você ainda terá toda a responsabilidade como proprietário, então não se iluda achando que terá pouco trabalho.

Serão pelo menos 10 horas de trabalho por dia, talvez 7 dias por semana, e junto a isso a necessidade de entender sobre literalmente tudo que envolve trabalhar com um restaurante. Não é para qualquer um, por isso reforçamos: se esse realmente é seu sonho, esteja preparado.

INGREDIENTE 2: ENTENDIMENTO A RESPEITO DO SEU PÚBLICO-ALVO

Para quem você pretende vender? Quais são seus “clientes dos sonhos”? Ou, simplificando: qual é o seu público-alvo e o que você sabe sobre ele?

Se não sabe NADA, está diante de um problema imenso. O ideal, nesse caso, é buscar construir a persona que representa esse público, determinando para isso fatores como idade, renda média, profissão… Num primeiro momento pode parecer que essa tática não se adequa muito a um restaurante, mas credite: pode te ajudar bastante.

E mais importante: conheça as dores que atingem essa persona (ou esse público), a fim de trabalhar para ser o único a conseguir solucioná-la. Se uma das dores é chegar tarde em casa após o trabalho (depois das 22h00, por exemplo), e não ter onde pedir comida nas redondezas, você pode montar um delivery para solucionar o problema.

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INGREDIENTE 3: PONTO DE VENDA

Você já escolheu seu ponto de venda? Quais foram os critérios utilizados nessa escolha?

Esse é um assunto de extrema importância, e não é à toa que está entre os 7 ingredientes do sucesso para um restaurante. Afinal, o ponto de venda não só diz muito sobre seu negócio e sua marca, como também ajuda a atrair (ou afastar) clientes.

Mas não adianta somente escolher o imóvel em si, considerando sua metragem: é preciso pensar na visibilidade que ele possui, na área em que está localizado e também na acessibilidade que oferece.

Um ponto de esquina, por exemplo, é sabidamente mais fácil de ser notado, mas se estiver em uma rua com pouco movimento, ou com movimento das pessoas que não compõem seu público-alvo, de nada irá adiantar. O mesmo ocorre se tiver acessibilidade zero: há local para os clientes estacionarem o carro? Há rampas para clientes que utilizam cadeira de rodas?

Está vendo o quão complexa pode ser a escolha do ponto de venda perfeito?

INGREDIENTE 4: CARDÁPIO

Não há como falar sobre ingredientes do sucesso para um restaurante sem citar o cardápio, e aqui fazemos mais algumas perguntas:

Você já criou o seu?

Se não, como o imagina?

Qual o impacto que ele terá sobre a escolha de seus clientes?

Sim, um cardápio bem feito é mais do que uma simples folha mostrando as opções da casa: é uma ARMA DE VENDA, com TOTAL influência na escolha de cada pessoa que passa pela sua porta, e justamente por isso precisa ser trabalhado corretamente.

Para isso, utilize fotos reais e de qualidade, um material fácil de ser mantido limpo e, principalmente: aplique a engenharia de cardápio.

Os preços também são um fator importante nesse contexto, mas de nada adianta expô-los de uma forma interessante se eles não foram definidos através de um estudo sólido de precificação dos seus pratos.

INGREDIENTE 5: MARKETING

Podemos definir o marketing como uma série de ações que visam aproximar sua marca dos seus clientes, propagar todo o valor que seu negócio possui e, claro, atrair cada vez mais pessoas para ocupar suas mesas.

Essa pode não ser uma definição perfeita, mas para o nosso contexto é extremamente útil, afinal os esforços de marketing que um dono de restaurante deve ter são esses citados acima. Mas, antes de pensar nas ações em si, e antes mesmo de qualquer outra etapa, é preciso definir qual e como será sua marca.

Lembre-se que ela precisa ser amigável, traduzir o conceito ao qual você se propõe e criar empatia instantânea, sendo importante definir:

  • Um bom nome, fácil de ser lembrado;
  • Um logo agradável aos olhos e que remeta ao seu restaurante;
  • Cores que conversem bem com o seu conceito, pois irão compor toda a sua identidade visual.

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INGREDIENTE 6: GESTÃO DE CUSTOS

É muito importante que todo dono de restaurante que queira alcançar o sucesso preze também pela gestão correta dos custos, e aqui entram vários fatores.

As contas a serem pagas mensalmente, claro, devem ser geridas, mas existem pontos que merecem a atenção no dia a dia, como a própria produção da sua cozinha e o controle correto do seu estoque, desde o momento da compra dos insumos até a utilização dos mesmos.

INGREDIENTE 7: LIDERANÇA

E não podemos terminar de falar sobre os 7 ingredientes do sucesso para um restaurante sem citar a liderança, que vai muito além de simplesmente dar ordens e esperar que sejam cumpridas.

Aliás, se você realmente quer ser um líder inspirador para os seus funcionários, precisa caminhar JUNTO a eles, ajudando no que for preciso, superando desafios e também dividindo as vitórias, mostrando a cada pessoa o quanto ela é importante para a geração de resultados.

Colocando todos esses ingredientes em prática para o sucesso do seu restaurante

Absolutamente todos esses ingredientes são importantes para quem deseja o sucesso, portanto falar superficialmente sobre eles, como fizemos aqui, não é o suficiente para que você possa realmente colocá-los em prática.

E é por isso que indicamos o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, onde você irá aprender muito mais através de exemplos, técnicas COMPROVADAS e muitas aulas que possuem o objetivo de te guiar no passo a passo para transformar seu negócio de sucesso em realidade.

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