como-divulgar-um-restaurante-de-graça

Como divulgar um restaurante de graça

Saber como divulgar um restaurante de graça é importante não só para quem está começando com pouco dinheiro, mas também para quem possui verba para divulgação. Afinal, se é possível economizar, por que gastar, não é mesmo? Acreditamos que é sempre possível utilizar a criatividade a favor dos negócios, por isso trouxemos as 5 dicas abaixo.

Com elas você irá aprender que é sim possível divulgar seu estabelecimento sem gastar e obter um bom retorno com isso.

A seguir, veja quais são e por qual delas gostaria de começar.

5 dicas de como divulgar um restaurante de graça

USE AS REDES SOCIAS

Essa dica pode parecer “boba”, mas quantos empreendedores você conhece que simplesmente não utilizam nenhuma rede social, ou utilizam da forma errada?

É sim possível divulgar um restaurante de graça no Facebook (utilizando recursos como o check-in, por exemplo), no Twitter, no Instagram… Aliás, nesse último caso existem TANTAS possibilidades que não exigem dinheiro…

As hashtags são as grandes aliadas aqui, ao lado de um perfil bem feito e atrativo, e uma vez que souber como usá-las você com certeza conseguirá divulgar muito mais o seu negócio.

FAÇA PARCERIAS COM MARCAS DE BEBIDAS OU ALIMENTOS

E que tal utilizar as marcas com as quais você já trabalha, ou que condizem com o seu conceito, para obter mais visibilidade?

Quer um exemplo de como isso pode ser feito? Lá vai: se em sua cidade existe uma cerveja local que é apreciada pelo público, mas não está disponível em muitos estabelecimentos, apenas em lojas, por que não levá-la para dentro do seu restaurante? Você estará ajudando um negócio que também precisa se divulgar, levando um ótimo produto para os seus clientes, e ainda será divulgado pela marca em questão.

A cervejaria escolhida certamente não se importaria de divulgar nas redes sociais que o seu restaurante é o lugar certo para quem quiser a cerveja enquanto desfruta de um bom prato num ambiente bacana. E o mesmo pode ocorrer no atendimento do SAC da marca: quando alguém perguntar onde encontra o produto, indicarão você.

CONSIDERE O USO DA INFLUÊNCIA

Em outras palavras: convide para uma visita quem você sabe que poderá falar do seu negócio sem cobrar por isso. Sim, é basicamente o que muitas marcas fazem com influenciadores digitais, por exemplo: convidam para um jantar e, em troca, pedem divulgação nas redes sociais. Coisa simples: uma ou duas fotos e alguns stories, mas que, quando bem feito, dá muito certo!

Mas você não precisa se prender aos influenciadores: pode convidar a equipe de uma revista ou jornal local, que tal?

Pode ser que você esteja pensando que essa não é verdadeiramente uma dica de como divulgar um restaurante de graça, mas reflita: o peso que uma ou duas refeições a mais terá no seu bolso no fim do dia é MUITO baixo quando comparado ao valor para uma divulgação realmente paga.

Conheça aqui o Guia de Publicidade para Restaurantes.

SEJA AUTORIDADE

As buscas orgânicas na internet têm mostrado cada vez mais resultado. Estamos falando de quando alguém encontra um conteúdo seu fazendo uma pesquisa no Google, por exemplo, sem que você tenha que gastar nada para isso.

A dica é: crie um blog para falar do tipo de culinária que escolheu, de empreendedorismo, de curiosidades do nicho e qualquer outra coisa que atraia leitores, e assim será visto como autoridade no assunto.

O blog pode estar ou não dentro do seu site, mas as pessoas SEMPRE irão descobrir que se trata da iniciativa do dono de um restaurante, e assim seu estabelecimento ficará cada vez mais conhecido (e você também).

A vantagem, aqui, é que esse será um espaço só seu, ao contrário das redes sociais, e te permitirá criar uma lista de e-mails para ser trabalhada. Essa, por sinal, é outra dica de como divulgar um restaurante de graça.

INCENTIVE O BOCA A BOCA

Como? Simples:

Mantenha a excelência no atendimento.

Pense em promoções criativas.

Tenha pratos que façam com que o cliente sempre queira voltar.

Essas, entre outras, são iniciativas básicas que você deve ter, e que automaticamente levam cada pessoa que te visita a comentar sobre o seu restaurante com alguém.

Como divulgar um restaurante gastando pouco

Terminadas as dicas de como divulgar um restaurante de graça, é hora de conhecer algumas formas de tornar seu negócio conhecido gastando bem pouco.

Sim, como dissemos no início se é possível economizar devemos aproveitar a chance, mas se houver a oportunidade de investir um pouco para potencializar os resultados, vale a tentativa.

E o bacana é que algumas dicas são as mesmas.

Por exemplo:

Além de se divulgar de graça nas redes sociais, você também pode fazer anúncios esporádicos, principalmente quando fizer promoções. Isso fará com que a mensagem chegue a mais pessoas (lembrando que você personaliza seu público escolhendo sexo, idade, etc) e tem grandes chances de que o resultado obtido em vendas cubra o custo com a divulgação e renda bons lucros.

No que diz respeito ao seu blog, idem: é possível anunciar os textos no Google Adwords e outras ferramentas ligadas a buscas, para que apareçam para quem está pesquisando, gerando mais clicks.

E em relação a utilizar a influência a seu favor não seria diferente: você pode comprar anúncios ou reportagens nas revistas, rádios ou jornais da sua região, escolhendo os de maior influência entre os leitores/ouvintes.

Caso veja que o valor não é tão atrativo, negocie oferecendo uma saída que favoreça a todos. Por exemplo: você ganha o desconto para anunciar, e em troca dá descontos ou até mesmo uma refeição de graça para a equipe envolvida.

Tem um microinfluenciador na cidade que conversa com o seu público-alvo e o conceito do seu restaurante? Veja quanto ele cobra de cachê e pode se surpreender ao notar que é um valor bem acessível.

Todas essas dicas, LITERALMENTE todas, são fundamentais para ajudar seu negócio a ganhar mais visibilidade sem afetar seu bolso e seus lucros. E se você estiver no começo poderá perceber ainda mais a utilidade de todas elas.

E, por falar em começo, existem muitos outros pontos que você precisa dominar e que são apresentados no ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, formulado justamente para quem está começando ou precisa entender mais sobre o ramo da alimentação fora do lar.

Clique no link acima para conhecer esse material, e se tiver mais dúvidas, relacionadas a como divulgar um restaurante de graça ou não, é só entrar em contato.

Ebook Segredos dos Restaurantes de Sucesso - Matheus Lessa

Como divulgar um restaurante de graça
4 (80%) 3 votes

error: Conteúdo Protegido!