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Como montar um cardápio vendedor para o seu restaurante

Começar um restaurante envolve inúmeras atividades, todas elas importantes para o negócio, mas saber como montar um cardápio vendedor é o que de fato fará toda a diferença nos seus lucros. Afinal, ele irá influenciar as escolhas de seus clientes e, principalmente, ajudar a atraí-los, então que tal descobrir mais sobre a forma correta de trabalhar essa montagem?

Continue a leitura desse post até o final para descobrir o que precisa sobre o assunto e onde encontrar todas as respostas para ter um cardápio impecável e vendedor.

Somente entender as características do seu negócio é suficiente?

Você com certeza já encontrou por aí ao menos um pessoa dizendo que não há como saber como montar um cardápio vendedor sem considerar todas as características do seu negócio, mas será que isso é realmente verdade?

Nesse contexto, por “características” podemos entender pontos fundamentais como a localização do seu restaurante, o estudo da concorrência nas proximidades e a definição do público-alvo, porém, por mais incrível que possa parecer, esses pontos são sim importantes para os seus lucros, mas não interferem muito no que diz respeito ao poder do cardápio em si, pois o que é preciso para criá-lo serve em qualquer contexto, independente de haver ou não variações nas características citadas.

Saber como montar um cardápio vai muito além.

As dicas para montar um cardápio

Se você não souber como montar um cardápio do jeito certo, de pouco ou nada adiantará estar na melhor localização da cidade, por exemplo, pois isso até pode facilitar para que seu restaurante seja visto e atraia clientes, mas eles certamente não irão voltar se esse item tão importante não for feito corretamente.

A montagem de um cardápio, quando bem feita, deve seguir dicas básicas, como:

ATENDER AS EXPECTATIVAS DO PÚBLICO-ALVO

Se o seu restaurante está localizado em um bairro nobre e possui como público-alvo pessoas mais exigentes e com um bom poder aquisitivo, você deverá ir além de pensar apenas em criar um ambiente elegante, levando esse conceito também para o cardápio.

Usar materiais como couro sintético, por exemplo, ajudará a passar a imagem desejada, bem como oferecer pratos mais requintados.

FAZER COM QUE O CARDÁPIO COMBINE COM A COZINHA

Aqui, a dica de como montar um cardápio é basicamente não prometer demais sem antes saber se sua equipe é capaz de atender a demanda.

Ou seja: reflita se vale a pena um menu com dezenas de opções caso sua cozinha seja pequena, comportando poucas pessoas, pois se surgirem muitos pedidos de pratos diferentes ao mesmo tempo certamente terão atrasos. Um cardápio enxuto, nesse caso, pode ser bem melhor.

TENTE NÃO SEGUIR A CONCORRÊNCIA

Ok, se inspirar em um ou outro ponto da concorrência pode até ser válido, desde que não passe de inspiração.

Se tratando principalmente de concorrentes próximos, do mesmo bairro ou do mesmo quarteirão, o segredo é diferenciação, o que significa que para ganhar destaque não há outro jeito: você precisa fazer diferente, seja no conceito, na decoração e, claro, na criação do cardápio. Afinal, se os clientes encontrarem no seu restaurante os mesmos pratos que encontram nos demais, por que irão escolher fazer uma refeição com você, não é mesmo?

Ainda sobre a concorrência, é preciso JAMAIS trabalhar o mesmo preço, mesmo por que estamos falando de trabalhar cardápios diferentes e existem fatores que variam de negócio para negócio, levando os preços a variarem de acordo com cada estabelecimento (quando a precificação é feita da forma correta, claro).

E, por falar em precificação, você sabia que ela é um dos principais pilares a serem considerados por quem quer saber como montar um cardápio vendedor?

Saiba mais abaixo.

Como montar um cardápio vendedor de verdade

Quando dissemos que pouco adianta focar em pontos como a escolha da localização para seu restaurante realmente ter sucesso, estávamos nos referindo justamente ao fato de que sem focar no que realmente é preciso para montar um cardápio vendedor, você certamente terá dificuldades em administrá-lo e verá isso refletido no seu faturamento.

Existem técnicas infalíveis que devem ser adotadas para esse fim, que irão demandar mais um pouco de esforço da sua parte e dessa forma entregarão o que você espera: um cardápio realmente vendedor.

Essas técnicas envolvem:

A PRECIFICAÇÃO CORRETA

Lembra o trecho acima, dizendo que seu preço não deve ser espelhado no do concorrente?

Isso por que existem fatores que dizem respeito somente ao seu negócio, como as despesas mensais, e que não estão em igual valor na rotina dos outros estabelecimentos, por isso é importante estudar quais preços são melhores PARA VOCÊ.

A ELABORAÇÃO DA FICHA TÉCNICA DOS PRATOS

Muitos donos de restaurante não sabem nem mesmo o que é a ficha técnica, e com isso deixam de lucrar muito, muitas vezes tendo problemas que refletem diretamente no estoque e nas compras.

Não basta somente escolher quais pratos estarão no cardápio: sem saber o que o compõe e em qual quantidade, por exemplo, de pouco adiantará essa escolha.

A IMPORTÂNCIA DE DESTACAR E DESCREVER PRATOS

Distribuir seus pratos da forma correta pelo cardápio, destacando aqueles que devem ser mais notados pelos clientes, incluindo os mais caros, te ajudará muito nas vendas!

Indicar aqueles mais pedidos ou as sugestões do chef também, bem como descrever cada um não só mostrando os ingredientes, mas também usando as palavras certas, que criem sensações e levem ao desejo de consumo.

Se você realmente quer saber como montar um cardápio vendedor, eis a resposta: trabalhe corretamente esses e outros pontos e não terá mais com o que se preocupar, a menos que queira incluir outros pratos e opções sazonais, o que também é possível, desde que feito da forma certa.

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Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações? Entre em contato para uma conversa.

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