Como calcular o preço do quilo do seu buffet ou self-service

Saber como calcular o preço do quilo do seu buffet ou self-service é fundamental para que seu negócio se mantenha de pé, mas, afinal, como fazer esse cálculo? O que deve ser considerado? Quais os fatores envolvidos? São muitas as perguntas que podem surgir nessa hora, por isso trouxemos esse post até você: nele explicaremos da forma mais clara possível qual o primeiro passo que você deve seguir para chegar ao preço ideal em seus pratos.

Fique conosco até o final para saber mais.

Por que é importante saber calcular o preço do quilo corretamente

Antes de conhecer o que está por trás do cálculo de preço perfeito, porém, é preciso entender por que ele é importante. Afinal, como em qualquer coisa na vida, principalmente em processos e nos negócios, entender o POR QUE FAZER  é tão importante quanto SABER FAZER.

Se tratando do assunto desse post não há muito segredo: é importante saber calcular o preço do quilo do seu buffet ou self-service por que é ele que irá ajudar a formar sua imagem junto aos clientes, manter seu caixa sempre positivo, entre outros fatores. Ou seja: sem isso seu negócio simplesmente deixará de existir em pouco tempo.

Então, o que considerar e como fazer o cálculo certo?

Como te mostraremos, é preciso se preocupar com fatores que vão muito além de números. Você sabia, por exemplo, que mesmo com seus concorrentes vizinhos praticando preços similares você não necessariamente precisa fazer o mesmo? Isso por que seu negócio possui suas próprias particularidades.

Confira a seguir.

Afinal, como calcular o preço do quilo do buffet ou self-service?

Não existe necessariamente uma fórmula mágica a ser seguida (e esse é o primeiro ponto a ser levado em consideração), mas existem diversos itens que todo empreendedor da área alimentícia deve considerar na hora de calcular o preço do quilo dos produtos que serve.

Analisar a concorrência é importante? É preciso analisar os custos de produção de cada prato?

Não que isso também não seja importante, mas se você quer realmente chegar no valor perfeito, terá que deixar esses dois pontos um pouco de lado e focar também em outros, como esses abaixo:

O VALOR INVESTIDO PARA ABRIR SEU NEGÓCIO

Tenha você feito um empréstimo para abrir seu restaurante ou mesmo tirado dinheiro de uma poupança própria para isso, certamente irá querer o dinheiro de volta nos lucros obtidos, a chamada amortização, o que também irá influenciar no cálculo do preço do quilo do seu buffet ou self-service.

Afinal, é preciso fazer uma previsão de faturamento em cima de cada cliente atendido para poder saber quanto tempo, em média, irá levar para recuperar o investimento. Logo, o valor utilizado em seu restaurante no momento de sua abertura também deve entrar no cálculo de preço.

CUSTOS E DESPESAS

Sim, os custos para produzir cada prato que será vendido por quilo também devem ser considerados, e quando falamos custos estamos nos referindo a inúmeros fatores, desde a aquisição de cada produto até a mão de obra da sua equipe.

As despesas, tanto as fixas quanto as variáveis, também devem ser colocadas na ponta do lápis, incluindo pagamento de funcionários, energia, internet, taxas de cartão, aluguel e muito mais…

AS PARTICULARIDADES DO SEU NEGÓCIO

Para saber como calcular o preço do quilo do seu buffet ou self-service é importante ainda considerar as particularidades do seu negócio, que também podem influenciar a percepção dos clientes e levá-los a querer pagar mais ou menos pela sua comida.

Se o seu restaurante está dentro de um shopping classe A/B, por exemplo, seu aluguel será mais alto, igual à expectativa gerada nos clientes, que irão esperar por algo de qualidade. Se sua cozinha é focada em opções mais gourmetizadas, mesmo que no self-service, já é outro motivo para analisar se cabe trabalhar um preço mais alto que o da concorrência como forma de ajudar a agregar valor.

Juntando todos esses fatores que mencionamos você já terá a base que precisa para chegar ao seu preço. Aliás, o grande erro de muitos donos de restaurante é esquecer de trabalhar esse conjunto, focando em cada fator de forma isolada.

Confira outros erros que podem matar seu negócio no tópico abaixo.

Os principais erros cometidos nessa hora…

Seja em qual segmento for, você provavelmente já viu um empreendedor precificando seu produto ou serviço com base no preço praticado pela concorrência, e não há forma mais rápida de perder o controle dos seus lucros do que agindo dessa forma (conheça nossas 7 Dicas Práticas para Você Aumentar os Lucros do seu Restaurante).

Focar somente nos custos de produção do prato é outro grande erro, que perde apenas para o costume de ouvir as indicações de seus fornecedores, que por mais que possam estar com você quase que diariamente não conhecem a fundo seu negócio e suas necessidades.

Como mencionamos acima, é preciso trabalhar o conjunto de informações para se chegar ao resultado ideal, e principalmente tirar o foco da concorrência e do que os outros acreditam que seja melhor, pois quem conhece o negócio a fundo, todas as suas características e sabe onde quer chegar é você.

Fazer isso de forma profissional, por outro lado, não é tão simples, a começar pelo preenchimento correto da ficha técnica (leia Guia Passo a Passo de Como Montar um Ficha Técnica para Restaurante), documento essencial para qualquer restaurante, e finalmente chegando aos cálculos em si.

Para te ajudar nessa etapa, que sem dúvidas é a mais importante, deixamos abaixo o link para o Treinamento Cardápio Vendedor, que tem ajudado dezenas de empresários a chegarem aos preços ideais para os seus produtos, transformando seus cardápios em verdadeiras armas de venda e criando uma conexão incrível com seus clientes. Aliás, dê uma olhada na imagem abaixo, que representa algumas das planilhas do treinamento, para entender por que ele é fundamental quando o assunto é precificação, e assista também ao vídeo com mais explicações sobre cálculo de preço:

plan-buffet-dia

Clique aqui para saber como participar de qualquer lugar e conferir os depoimentos de quem já participou e viu os resultados na prática. Se houver qualquer outra dúvida sobre como calcular o preço do quilo do seu buffet ou self-service ou relacionada a qualquer necessidade do seu restaurante, entre em contato para conversar com a nossa equipe.

criar-o-cardapio-do-seu-restaurante-do-zero

Como calcular o preço do quilo do seu buffet ou self-service
4.33 (86.67%) 6 votes

error: Conteúdo Protegido!