normas-de-higiene-para-restaurante

Normas de higiene para restaurante que você deve conhecer

Quando iniciou o processo de abrir seu negócio, você provavelmente buscou descobrir todas as regras que deveria seguir para não ter e não causar problemas posteriormente, mas e quanto às normas de higiene para restaurante, o que você chegou a estudar? Todas essas regras, embora acompanhadas pela vigilância sanitária de cada localidade, são estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), podendo gerar multas e até encerramento das atividades para quem descumpri-las.

Portanto, buscar respeitá-las é o mínimo que você deve fazer não só para evitar perder dinheiro ou mesmo perder seu restaurante, mas principalmente por prezar pela saúde de seus clientes.

Nesse artigo separamos algumas dessas normas de higiene para restaurante que estão entre as principais. Você pode conferir cada uma delas abaixo.

As normas de higiene para restaurante que você deve conhecer e respeitar

Essas normas podem ser separadas em quatro grupos distintos para facilitar o entendimento, sendo eles:

  • Cuidados com a higiene pessoal que cada membro do restaurante deve ter;
  • Cuidados com a manipulação dos alimentos;
  • Cuidados com o armazenamento e descarte dos alimentos;
  • Cuidados com a higiene do imóvel e dos equipamentos.

Vamos lá?

CUIDADOS COM A HIGIENE PESSOAL QUE CADA MEMBRO DO RESTAURANTE DEVE TER

O uso de toucas por parte de todos é indispensável para evitar que caia cabelo sobre a comida, sendo muito importante que o mesmo seja mantido preso, e que os homens façam a barba constantemente.

Unhas cortadas, sempre limpas e sem esmalte ou base também são obrigatórias, bem como a troca diária dos uniformes, visando o trabalho utilizando sempre peças limpas. Além desses pontos, há outros que devem ser respeitados por sua equipe, como SEMPRE lavar as mãos após utilizar o banheiro ou manipular objetos que possam passar algum tipo de contaminação para os alimentos.

CUIDADOS COM A MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS

No que diz respeito à manipulação dos alimentos, outras normas de higiene para restaurante que sua equipe deve seguir incluem também lavar as mãos antes de depois de mexer com qualquer alimento.

Evitar assoviar ou espirrar na cozinha, entre outras coisas, também se faz necessário para entregar aos clientes pratos livres de qualquer tipo de contaminação. E, por falar em contaminação, não podemos esquecer também da temperatura, um fator determinante: alimentos quentes e frios não devem ser trabalhados ou expostos juntos.

CUIDADOS COM O ARMAZENAMENTO E DESCARTE DOS ALIMENTOS

A boa gestão do estoque do seu restaurante é importante por diversos motivos, e um deles é garantir que o armazenamento dos alimentos ocorra da forma correta. Você sabia, por exemplo, que após abertos muitos desses alimentos devem passar a ser armazenados de outra forma, conforme orientação do fabricante? E que os grãos devem ficar em um espaço destinado a eles? E que produtos vencidos ou estragados JAMAIS devem ficar na área de armazenamento?

Esses últimos precisam ser descartados imediatamente em um local distante da área de manipulação e consumo, para evitar qualquer tipo de contaminação e aparecimento de insetos.

CUIDADOS COM A HIGIENE DO IMÓVEL E DOS EQUIPAMENTOS

E, por falar em descarte, que tal falarmos também das lixeiras?

Todas devem ser mantidas longe dos alimentos, independente de serem os que estão estocados, sendo manipulados ou consumidos, e serem de material de fácil limpeza. As que serão utilizadas pela equipe da cozinha precisam obrigatoriamente possuir abertura acionada pelos pés.

Os demais objetos e equipamentos, mesmo que não tenham contato direto com alimentos, devem estar em perfeitas condições de uso e serem constituídos por materiais indicados para restaurantes. Sabe aquela tábua de cortar carne de madeira? Imagine quantas bactérias ela pode guardar por conta de suas fissuras, mesmo sendo higienizada constantemente… Muitas, não é mesmo? Itens enferrujados também não devem estar presentes em seu estabelecimento, em hipótese alguma.

Quanto ao imóvel em si, as normas de higiene para restaurante determinam que tenha portas e janelas que evitem e entrada de insetos, além de piso em cor clara, de material impermeável e de fácil limpeza.

Como garantir que seu estabelecimento siga essas regras à risca

Uma das melhores maneiras de fazer com que essas normas de higiene para restaurante sejam seguidas à risca constantemente é fazer com que sua equipe fique ciente delas. Existem até mesmo treinamentos fornecidos pela vigilância sanitária que podem ajudar nesse sentido.

Como tudo é passível de esquecimento, porém, crie um check list que fique à vista de todos para ser seguido todos os dias, além de outros lembretes. Por exemplo:

No banheiro dos funcionários, o aviso pode lembrar a importância de lavar as mãos.

No vestiário, o aviso pode lembrar a importância de não ir embora de uniforme.

Na cozinha, o aviso pode lembrar a importância de manter os cabelos presos com touca.

Aliás, para não fazer nada errado, correndo o risco de multas e advertências, indicamos que você acesse o site oficial da ANVISA, onde poderá adquirir outras informações sobre o assunto e entender mais sobre o quão sério ele é.

No que diz respeito a trabalhar essas normas junto à sua equipe, não foque apenas em “avisar”, mas sim em fazer todo um trabalho de conscientização. Nada impede que você fale até mesmo do risco de seus colaboradores ficarem desempregados caso algo não seja feito conforme a lei, pois essa seria uma forma de passar mais seriedade, mas fale também da importância de pensar no OUTRO nesse processo.

Todos os clientes do seu restaurante são (ou serão, caso seu negócio ainda não esteja funcionando) pessoas que buscam uma comida de qualidade em um ambiente bacana, e isso é o mínimo que você deve entregar. Uma contaminação alimentar, nesse contexto, geraria na melhor das hipóteses um processo ou a falência do seu negócio, mas poderia facilmente causar um óbito, por isso devemos encarar essas normas com extrema seriedade.

Quer conhecer outros assuntos que devem ser do seu conhecimento para que seu restaurante atue de acordo com o esperado? Conheça o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, criado para ajudar tanto quem está começando quanto quem já está com o negócio em andamento, mas gostaria de saber onde melhorar.

Você pode saber mais sobre ele no link acima, ou entrar em contato para que nossa equipe passe mais informações.

ebook-7ingredientesdosucesso

Normas de higiene para restaurante que você deve conhecer
5 (100%) 2 votes

error: Conteúdo Protegido!