montar-uma-lanchonete-é-um-bom-negócio

Montar uma lanchonete é um bom negócio?

Quem quer empreender encontrar CENTENAS de oportunidades no mercado, mas em qual delas investir? No que diz respeito à alimentação fora do lar, há quem invista sem medo nenhum, enquanto outros ficam com dúvidas. Por exemplo: será que montar uma lanchonete é um bom negócio? Será que o seu dinheiro será bem investido com essa opção?

Bem, como essa certamente não é a dúvida de uma única pessoa, decidimos criar esse artigo para falar mais a respeito.

Leia até o final e descubra se vale ou não a pena abrir um estabelecimento desse tipo.

O mercado de food service no Brasil

Para descobrir se montar uma lanchonete é um bom negócio, é muito importante que você busque entender ao menos algumas informações do mercado de food service no Brasil. Afinal, esse mercado engloba diversos tipos de estabelecimento, incluindo as lanchonetes.

A primeira informação a ser considerada é que a tendência é que as pessoas continuem comendo cada vez mais fora de casa, ou utilizando cada vez mais os serviços de delivery.

E os motivos são simples:

A PRESENÇA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO É CADA VEZ MAIOR

Com isso, o tradicional papel da mulher como a pessoa responsável por preparar as refeições cai por terra, mesmo por que não há mais tanto tempo livre para preparar algo.

A solução mais prática é pedir algo para comer, seja um simples lanche ou um prato de um restaurante famoso cadastrado nos aplicativos de entrega.

O TEMPO PARA COZINHAR É CADA VEZ MENOR

Você deve estar pensando que o trecho acima é um tanto machista, e que bastaria colocar o homem no papel de responsável pelas refeições dentro de casa, mas tem outro fator que precisamos considerar: o tempo disponível para cozinhar, seja para homens ou mulheres, não é mais o mesmo devido à correria do dia a dia.

Logo, pedir algo, comer fora ou ter opções prontas congeladas é uma das soluções.

O FORMATO DA FAMÍLIA BRASILEIRA TEM MUDADO

Os casais não desejam mais ter filhos como antigamente e, com menos crianças em casa, a possibilidade de comer algo diferente no dia a dia, que não seja necessariamente saudável, é bem maior.

Junte a isso também o fator econômico: falando a grosso modo, sobra mais dinheiro para gastar com refeições que não são feitas em casa. Aliás, você tem percebido a presença de restaurantes que seguem conceitos diferentes, como servir alimentos crus?

Eles fazem sucesso justamente por que atualmente as pessoas não querem somente se alimentar, elas querem uma EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA que dificilmente é obtida em casa, o que dá ainda mais força ao food service.

Ok, mas e quanto às lanchonetes?

Bem, em relação a elas as notícias não poderiam ser melhores: segundo a FoodTrendsBrasil 2020, esse tipo de estabelecimento está em segundo lugar na preferência dos consumidores brasileiros quando o assunto é comer fora de casa, com 19% dos votos dos entrevistados.

Você pode conferir mais informações a respeito no site Food News.

Então, montar uma lanchonete é um bom negócio?

Sim, não há dúvidas de que montar uma lanchonete é um bom negócio, porém é MUITO importante que você fique ciente de que a responsabilidade pelo sucesso do empreendimento é única e exclusivamente SUA!

Tão importante quanto isso, é também entender que esse sucesso não virá sem esforço, e que esse esforço provavelmente precisará ser constante, em inúmeros aspectos.

Leia também: Vale a pena ter um sócio?

Para realmente tirar sua ideia do papel com o pé direito, por exemplo, é fundamental criar um planejamento detalhado, com informações como:

LOCALIZAÇÃO

Constando o local ideal para fixar sua lanchonete e fazendo essa escolha com base em estudos, e não no “achismo”.

Você sabe que imóveis de esquina geram mais visibilidade, mas serão tão eficiente se não houver espaço para estacionamento ou nenhum estacionamento terceirizado por perto? Apenas estudando as opções para descobrir…

SEU PÚBLICO-ALVO

Que nada mais é do que o perfil de cliente que você pretende atender.

Considera abrir sua lanchonete numa área com faculdades? Com empresas? Com casas noturnas? Numa área residencial?

Qual o poder aquisitivo dos seus potenciais clientes? E a idade?

OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS

Montar uma lanchonete é um bom negócio, e exige os equipamentos adequados para isso.

Mesmo que você opte por trabalhar somente com delivery (o que também gera ÓTIMOS lucros), terá que comprar ao menos o básico, como um computador, telefone, geladeira/freezer, chapa para preparar os lanches, entre outras coisas…

O CARDÁPIO TRABALHADO

E, por falar em lanches, antes de abrir as portas pela primeira vez você já precisa ter seu cardápio criado.

Nesse processo de criação, defina se irá trabalhar numa linha mais tradicional ou seguir algum conceito, sendo uma lanchonete exclusivamente vegana, por exemplo. Aliás, mesmo seguindo a linha mais clássica, tenha um ou outro item vegano ou vegetariano como opção, pois certamente algum cliente irá pedir.

E tem mais:

A parte BUROCRÁTICA deve ser cumprida à risca, tudo deve ser feito dentro da lei. Você não pode abrir uma lanchonete sem CNPJ, sem alvará e outros documentos importantes.

É muita coisa, não é mesmo? Mas, calma, todo esse processo é MUITO mais simples do que parece, embora tenha diversas etapas a serem cumpridas.

Por isso é tão importante que você busque algum tipo de ajuda nesse começo, de algo simples, que te dê um panorama de tudo o que precisa ser feito e COMO deve ser feito. Foi pensando nisso que foi criado o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, que também guia quem quer empreender com uma lanchonete sem deixar passar nenhum detalhe.

Nele você irá aprender de forma profunda sobre todos os pontos que listamos acima e sobre muitos outros, como a forma correta de trabalhar o marketing do seu estabelecimento.

Quer saber mais e ter acesso ao conteúdo? É só clicar no link acima, e se tiver qualquer dúvida sobre esse ou outros materiais que te ajudarão em sua jornada, como o Treinamento Cardápio Vendedor, o Treinamento Estoque 360º e as Planilhas de Gestão Financeira, é só entrar em contato.

Ebook Segredos dos Restaurantes de Sucesso - Matheus Lessa

Avalie esse post

error: Conteúdo Protegido!