como-montar-um-bar

Dicas Práticas de Como Montar um Bar

Quando começamos a pensar em tirar nossas ideias do papel e aplicá-las na prática é que entendemos o quão complexo pode ser o nosso futuro bar. Digo isso, porque talvez você esteja vivenciando isso nesse exato momento, assim como aconteceu comigo há alguns anos atrás quando eu decidi fazer pesquisas de como montar um bar, um restaurante porque eu queria empreender nesse segmento.

O Segmento de Alimentação fora do lar, se mostra como um dos mais buscados quando futuros empreendedores pensam em começar um Negócio. E por quê? Bem, eu pesquisei e descobri que existe uma máxima, que talvez você também já tenha escutado: “Comida dá dinheiro” ou “O lucro de comida é 100%”.

Frases como essas podem ser armadilhas para pessoas que não se planejam, estudam e não se aplicam a entender onde estão “entrando”. Resultado? Segundo a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), atualmente 80% dos bares ou restaurantes fecham as portas antes de completarem 2 anos de vida. E claro que falta de conhecimento e planejamento são os principais motivos.

Por isso, se você pensa em montar um Bar ou um Restaurante, é fundamental se criar uma base de informação e conhecimento antes de pensar em qualquer outro ponto do seu futuro Negócio.

Então eu separei algumas dicas que vão te orientar nesse processo de como montar um Bar ou Restaurante:

PONTOS FRACOS X PONTOS FORTES NA HORA DE MONTAR UM BAR

Está pensando em montar um bar e não possui conhecimento algum nesse ramo? A minha dica é buscar esse conhecimento. Trabalhe até de graça em algum bar se for preciso ou contrate uma equipe que já tenha experiência. Se mesmo assim ainda estiver inseguro, não tenha vergonha ou medo em procurar uma ajuda especializada.  Um consultor, por exemplo, pode ser muito útil, principalmente no início de sua jornada. O SEBRAE pode te auxiliar nesse processo. Muitos bares fecham as portas simplesmente porque algumas medidas primordiais não foram tomadas devido à falta de conhecimento.

PLANEJE TODOS OS DETALHES DO SEU BAR DESDE O INÍCIO

 O ideal é se cercar do máximo de informações possíveis. Vamos a um exemplo:

Como você planejou o seu evento de inauguração do seu bar?

Você já criou uma lista com os nomes das empresas ou pessoas que você considera relevantes para formação de opinião sobre o seu bar?

Você possui um planejamento para divulgação do seu bar ou restaurante nas mídias sociais?

TUDO está ligado a planejamento e os detalhes farão o  sucesso do seu bar!

Nesse vídeo, eu falo sobre os 3 Elementos básicos do Empreendedorismo >

APRENDA A DIZER NÃO

Quase todos os dias aparecem pessoas no meu bar me procurando com as  “oportunidades da minha vida” vamos assim dizer. Só que não! Quando você começa a esmiuçar um pouco mais aquela oportunidade, entende que se trata de mais armadilha que pode roubar o seu foco. Por falar nele, uma frase que resume foco em minha opinião é: “Foco é saber dizer não.” Você precisa manter sua identidade. Ao abrir o seu bar, armadilhas e oportunidades aparecerão, a grande dica é não agir por impulso. Combinado?

Você precisa ter o Core Business do seu bar bem definido!

Se você quiser entender melhor sobre esse tema Clique Aqui para acessar um artigo mais aprofundado falando sobre esse tema


Leia também:

Treine seus Garçons constantemente

Aplique o sistema de Meritocracia em seu Bar e alcance resultados extraordinários


TENHA UMA GESTÃO FINANCEIRA RÍGIDA

A falta de dinheiro ou capital de giro são os 2 maiores vilões para o fechamento da maioria dos bares ou restaurantes. Despesas fixas e insumos são prioridades. É normal desviarmos nossa atenção e recursos para itens que muitas vezes não precisaram de grandes investimentos (pelo menos no início) como: Decoração e Equipamentos de ultima geração. Lembre-se: “Foco é dizer não”.

VOCÊ REALMENTE ESTUDOU O PÚBLICO ALVO DO SEU BAR?

Vejo muitos “empreendedores” começando seus negócios olhando para a direção errada. Comece seu projeto pensando SEMPRE como o seu produto ou serviço irá suprir uma “dor/necessidade” ou desejo do seu futuro cliente. Não abra o seu negócio pensando somente no que você gosta de fazer ou cozinhar. Se as pessoas para quem você for vender não comprarem a sua ideia, acredite amigo, você estará com sérios problemas.


Leia também:

Dicas para atrair e fidelizar mais clientes

Dicas de como escolher o nome do seu Bar

Como criar um Cardápio VENDEDOR para seu Bar passo-a-passo


COMO ESCOLHER O PONTO DE VENDA DO SEU BAR

Esse é sem dúvida um dos pontos mais esquecidos ou desprezados pelos futuros empreendedores. É incrível como as pessoas não se preocupam com um estudo detalhado do seu PONTO DE VENDA.

Pontos importantes como:

Situação do ponto diante da prefeitura.

Liberação de licenças

Contratos (Clique Aqui para ter acesso a uma entrevista completa com  um Contador e Juíz Arbitral que tira algumas dúvidas a respeito desse tema tão importante)

Melhorias e reajustes

Pontos como esses são simplesmente ignorados. Não seja mais um.

Nesse vídeo eu falo sobre os temas importantes que não podem deixar de serem vistos no momento da escolha do seu ponto de venda.

Você só terá resultados diferentes, se tiver atitudes diferentes. Iniciar a operação de um negócio em nosso seguimento exige tempo e dinheiro. Tenha foco claro, seja observador, busque conhecimento e se possível procure um mentor.

“As pessoas que aprendem com a experiência dos outros são pessoas afortunadas.”

Og mandino “O maior vendedor do mundo

E já que entrei nesse tema, sobre aprender com que já sabe, eu gravei um vídeo falando exatamente sobre isso! Aprender com quem já sabe pode economizar tempo e dinheiro.

Compartilhe comigo se essas dicas te ajudaram, pois é muito importante pra mim!

E se você quiser saber mais dicas de como montar um Bar de Sucesso >>>

Conheça também meu E-book Gratuito!

Nesse e-book, você vai conhecer os 7 Ingredientes do Sucesso que transformaram a minha Gestão e que vão te ajudar a levar o seu Negócio para o próximo Nível.

O diferencial desse conteúdo é a relação entre teoria e prática, já que eu foquei exclusivamente em métodos e técnicas que irão ampliar sua visão e transformar sua gestão.

PONTOS IMPORTANTES

– Produto;

– Branding;

– Público Alvo;

– Ponto de Venda;

– Cardápio;

– Gestão de Custos;

– Liderança;

Acredite que o conhecimento compartilhado por quem gera resultados é chave que mudará o seu Negócio de Nível.

Dicas Práticas de Como Montar um Bar
5 (100%) 3 votes