como-ser-um-garçom-de-sucesso

10 Dicas de Como ser um Garçom de Sucesso

Se você quer descobrir como ser um garçom de sucesso, veio ao artigo certo! Listamos aqui as 10 principais dicas a esse respeito, a fim de ajudar qualquer pessoa que queira evoluir na profissão, ganhar a simpatia dos clientes e gerar os melhores resultados tanto para o estabelecimento quanto para si mesmo.

Preparado?

Então pegue papel e caneta e anote cada uma das dicas a seguir.

As 10 principais dicas de como ser um garçom de sucesso

DICA 1: BUSQUE CONHECER TODOS OS PROCESSOS QUE DIZEM RESPEITO À SUA ATUAÇÃO

E aqui estamos falando dos processos internos, como a maneira correta de atender cada cliente, como arrumar a mesa, e diversos outros pontos.

Como ficar por dentro de tudo isso? Simples: solicite um treinamento de seus superiores, observe a forma de trabalho dos outros garçons, entenda quem compõe a equipe e o papel de cada um.

DICA 2: OUÇA E OBSERVE MAIS, FALE MENOS

Dando continuidade à dica acima, se você realmente quer saber como ser um garçom de sucesso não basta só observar como os demais garçons trabalham, pois essa observação é válida também, e principalmente, para os funcionários mais velhos.

É observando e também perguntando tudo o que for preciso que você poderá aprender através do exemplo dos demais, e se sentirá muito mais seguro para exercer sua função sabendo o que NÃO deve fazer.

Leia também: Aprovada a lei que regulamenta a gorjeta no país.

DICA 3: CONHEÇA O QUE VOCÊ VENDE

Ou, em outras palavras: conheça cada item do cardápio do estabelecimento no qual você trabalha (ou pretende trabalhar).

Se possível leve um dos cardápios para casa para poder estudá-lo e anote todas as dúvidas que surgirem. Não custa também falar com seu superior para degustar os pratos e drinks, assim sempre que um cliente perguntar algo você saberá responder sem demora e sem demonstrar insegurança.

DICA 4: MANTENHA UMA POSTURA PROFISSIONAL

E dizemos isso nos referindo a tudo que envolve seu trabalho e que pode mostrar aos clientes e aos seus chefes que você de fato se importa com o estabelecimento e em prestar um bom atendimento.

No que diz respeito a essa postura estão atitudes como não participar de fofocas, olhar o cliente “olho no olho”, tomar a iniciativa quando algo precisa ser feito, entre outras coisas.

DICA 5: OBSERVE AINDA MAIS!

Já citamos acima, mas vamos reforçar essa dica, pois ela é uma das mais importantes para quem quer saber como ser um garçom de sucesso e ser visto como um profissional acima da média.

No que diz respeito a observar os garçons mais velhos, como dissemos na dica 2, tente fazer isso em todos os detalhes possíveis, desde a hora da chegada até a hora da saída desses profissionais.

Quais as posturas adotadas por eles? Há algo que eles fazem/falam que não seja notado nos garçons mais jovens e faça a diferença no atendimento? Quando está somente a equipe, como agem? Questione-se e observe sempre.

DICA 6: UTILIZE A SIMPATIA A SEU FAVOR

Um sorriso muda o dia e o humor de qualquer pessoa, não é mesmo? Então que tal atender seus clientes sempre sorrindo e utilizando a simpatia como sua aliada para conquistar os clientes?

Mantenha-se motivado e confiante com as tarefas que desempenha no estabelecimento em que trabalha e logo de cara todos poderão perceber a “energia positiva” que emana de você, sentir que realmente está fazendo algo com o coração, e isso fará TODA a diferença.

Mas atenção: uma coisa é ser simpático, e outra bem diferente é fazer brincadeiras impróprias, entrar em conversas nas quais não foi chamado ou ultrapassar qualquer outro tipo de limite.

DICA 7: IDENTIFIQUE O PERFIL DO SEU CLIENTE

Mesmo os restaurantes mais exclusivos podem atender diversos perfis de clientes, desde casais até amigos que saem para jantar juntos, e saber trabalhar cada perfil também irá ajudar a construir seu sucesso como garçom.

Ao atender um casal à noite, por exemplo, pode ser que o mais indicado seja seguir os passos de um jantar romântico oferecendo entrada, um bom vinho, um prato exclusivo da casa… Já para um grupo de amigos, mesmo que pequeno, pode ser uma boa ideia apostar em pratos e porções criados justamente para serem divididos.

A realidade de um estabelecimento nunca será igual à de outro, mas certifique-se de aprender quais perfis você terá que atender e como lidar com cada um deles para gerar a melhor experiência para os clientes.

Uma dica extra é, mais uma vez, OBSERVAR o que cada perfil costuma pedir.

DICA 8: SEJA PRESENTE, MAS SEM INCOMODAR

Ser prestativo sem dúvidas é importante, ainda mais para quem quer ser um garçom de sucesso, mas tome cuidado com o limite entre estar presente para o cliente e entre ser uma pessoa incômoda.

Vez ou outra durante a refeição, a depender do que lhe for passado em seu treinamento, você poderá passar nas mesas que está atendendo para perguntar se pode ser vir algo mais, e coisas do tipo. Mas, via de regra, seja mais uma vez uma pessoa observadora: escolha um local estratégico de onde consegue ter a visão dessas mesas e ao mesmo tempo ser visto.

Assim, poderá se direcionar ao cliente quando for solicitado, ou quando notar que alguém precisa de algo.

DICA 9: SEJA UMA PONTE PARA A FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES

Não cabe somente ao gestor pensar em estratégias de fidelização e colocá-las em prática, sabia?

Você, através do seu atendimento, também pode agir nesse sentido, seja prezando por atender da melhor forma possível, seja informando sobre promoções, pratos novos e o que mais fizer com que o cliente se sinta acolhido.

DICA 10: MANTENHA UM PADRÃO

Já falamos sobre a importância de construir e manter uma postura profissional, mas para você que busca saber como ser um garçom de sucesso é importante construir e manter também um padrão em seu atendimento, gerando um rendimento igualmente padronizado.

Se coloque no lugar do cliente e imagine ser atendido por uma pessoa extremamente atenta, e semanas depois encontrar essa mesma pessoa atendendo de qualquer forma. Seria decepcionante, para dizer o mínimo, e acabaria influenciando também no seu tempo de casa.

Junto a essas 10 dicas poderíamos citar muitas outras, mas com o que colocamos até aqui você já pode começar a construir sua carreira.

Quer se aprofundar ainda mais e ser um profissional acima da média? Busque aprender sobre o que está por trás do funcionamento de um negócio voltado para a alimentação e surpreenda seus superiores. Nossa dica de material sobre esse assunto é o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, que pode ser baixado e lido em qualquer computador, tablet ou celular com leitor de PDF.

É só clicar acima para saber mais sobre ele, mas se tiver qualquer dúvida entre em contato para que nossa equipe possa te ajudar.

Ebook Segredos dos Restaurantes de Sucesso - Matheus Lessa

10 Dicas de Como ser um Garçom de Sucesso
5 (100%) 2 votes

error: Conteúdo Protegido!