Sei que não é hábito comum entre os gestores de restaurantes, bares, pizzarias, hamburguerias, lanchonetes ou qualquer negócio no Segmento de Alimentação & Bebidas se reunir com os funcionários, e passar instruções, antes e depois de cada turno. No entanto, fazer uma reunião diária antes de abrir o seu restaurante é uma prática que deveria ser adotada, pois é ingrediente essencial para a formação de grandes equipes. E se realizadas todos os dias, elas logo se tornam uma prática normal, e as pessoas vão se acostumar com a ideia. Além disso, passarão a usá-las como uma forma de se comunicar uns com os outros sobre a melhor forma de executar cada tarefa, e elevar o padrão de serviço de forma consistente, excedendo as expectativas dos clientes.
Nesse vídeo lhe darei uma preciosa dica de como eu faço para além de manter todos com o mesmo foco, conseguir conectar minha equipe numa mesma energia com reuniões diárias em meu restaurante!
Este resumo não é regra, mas apenas uma sugestão de como podem ser realizadas estas reuniões:
Reuniões rápidas – faça uma reunião da equipe – rápida – antes, e depois, de cada turno. Não mais do que 4-5 minutos, apenas o suficiente para garantir que todos estejam prontos e tenham conhecimento de quaisquer descontos, novos pratos, itens fora de estoque, etc.
Quem deve ser incluído? – o ideal é que o gerente e o chef (cozinheiro) passem as informações necessárias. Toda equipe deve ser incluída nas reuniões pré-serviço e, ao menos o gerente de plantão, o chefe de cozinha e o responsável pelo caixa, na reunião pós-serviço.
Um tempo bem gasto (investimento) – sei das limitações de tempo da gerência, mas acredito, sinceramente, que estas reuniões são um tempo muito bem gasto (investido). Inúmeras falhas podem ser evitadas, erros corrigidos, e, mais importante, a satisfação do cliente ser atendida em sua plenitude. As reuniões acabam com a falta de informação e/ou com a informação desencontrada.
O que deve ser dito nas reuniões pré-turno:
– Repita a importância do porcionamento dos pratos no controle de custos do estabelecimento, e sua apresentação como ferramenta de marketing (constância na apresentação dos pratos).
– Assegure que a equipe esteja usando corretamente os pratos e utensílios de serviço.
– Alerte a equipe de salão para que identifique possibilidades de aumentar as vendas com a oferta de acompanhamentos, bebidas, sobremesas.
– Sugira técnicas de venda e enfatizar promoções, pratos especiais, sugestões do chef, etc.
– Divida as estações de trabalho para cada membro da equipe.
– Conscientize os funcionários sobre todo o processo e explique a importância do controle de custos dos alimentos, e como isso os afeta.
– Faça um resumo final sobre o restaurante, bar, padaria, lanchonete, seus diferenciais e destaques.
O que deve acontecer nas reuniões pós-turno:
– Discuta o serviço do dia, e avaliar o que correu bem e o que não funcionou.
– Dê a sua opinião pessoal sobre o desempenho da equipe.
– Reveja todos os comentários dos clientes, tanto positivos como negativos.
– Crie um plano para corrigir as falhas que tenham ocorrido.
– Faça um registro das perdas/sobras e comente com a equipe o que isto representa no custo do estabelecimento.
– Analise rapidamente as vendas e compare a produção x faturamento.
Reunião com a Gerência e Chef (Cozinheiro) – esta pode ser semanal. Discuta as principais oportunidades de seu restaurante, bar, padaria, lanchonete. Antecipe uma agenda de discussão e comunique aos interessados – isto fará com que não sejam colhidos de surpresa e, melhor ainda, cria a possibilidade de que tragam novas ideias e soluções para a casa. É importante que você mantenha a equipe de comando a par do desempenho da operação, e a torne parceira no processo.
Reuniões não precisam ser chatas ou prolongadas. Planeje-as e faça delas o momento e local para disseminar informações, trocar ideias e buscar soluções.
Importante: ninguém – nem mesmo você – pode chegar atrasado às reuniões. Lidere pelo exemplo.
Leia também: A importância de treinar sua equipe de garçons
Se você gostou dessa dica, deixe seu comentário aqui embaixo que é muito importante para mim saber se meus conteúdos tem ajudado outros empreendedores como eu.
E-BOOK: O Segredo dos Restaurantes de Sucesso
Conteúdos Práticos para Você Gerenciar um Bar ou Restaurante de Sucesso
Se você não gerenciar as operações do seu Bar ou Restaurante CORRETAMENTE, tanto sua equipe quanto seus clientes vão te abandonar.
Não espere isso acontecer, comece AGORA a transformação da gestão do seu Bar ou Restaurante clicando no banner abaixo!
Pingback: O Segredo de um Restaurante de SucessoMatheus Lessa()