Abrir um restaurante somente por abrir não costuma ser uma boa ideia, e você com certeza sabe disso. Com certeza sabe, também, que sem a presença do seu público-alvo seu negócio irá à falência em pouquíssimo tempo, e justamente por isso é tão importante saber como encantar o cliente, fazendo com que ele se sinta bem em seu estabelecimento em todos os sentidos, e queira voltar (de preferência trazendo novas pessoas com ele).
Vamos falar mais sobre esse assunto no decorrer desse artigo, apresentando um guia com 10 dicas especiais para te ajudar.
A importância de encantar o cliente
Como mencionado, sem clientes é impossível manter um negócio em funcionamento, mas a importância de buscar saber como encantar esse público vai muito além de evitar a falência.
Claro que a lucratividade é um fator muito importante, mas pense além: pense em como é gratificante oferecer algo que deixe as pessoas felizes e realizadas de alguma forma. Esse simples ato de “se colocar no lugar do outro” te fará perceber mais rapidamente que não estamos falando somente de dinheiro, mas sim de oferecer uma experiência marcante.
Se encantar com alguma coisa significa jamais esquecê-la… Já imaginou seu restaurante ser sempre lembrado pelos seus clientes?
Esse é o sonho de qualquer empreendedor desse ramo, e abaixo te mostramos como realizá-lo.
10 dicas de como encantar o cliente do seu restaurante
OFEREÇA UM ATENDIMENTO IMPECÁVEL
Isso significa atender sempre com atenção, um sorriso no rosto e dedicação para ajudar o cliente em suas escolhas.
Mantenha sua equipe sempre motivada e treinada a esse respeito, pois de nada adianta oferecer pratos maravilhosos se o atendimento não for bom.
TENHA UM AMBIENTE AGRADÁVEL
Cuide de detalhes como decoração e limpeza para criar um ambiente agradável e acolhedor, pois essa sem dúvidas é uma dica essencial para quem quer saber como encantar o cliente de um restaurante.
Pense também no quesito conforto e evite, por exemplo, deixar mesas muito próximas umas das outras. É todo esse ambiente que influenciará a primeira impressão que seus clientes terão, por isso merece tanta atenção.
MOSTRE SER AUTORIDADE NO SEU SEGMENTO
Não importa o tipo de culinária que você tenha escolhido trabalhar: aprenda TUDO que puder sobre ela e passe esse conhecimento para a sua equipe, criando um time que realmente pode ser reconhecido como autoridade no assunto.
Assim, sempre que algum cliente perguntar algo sobre um prato vocês saberão explicar, dando ainda informações extras, o que sem dúvidas encanta e passa muito mais confiança.
CONHEÇA BEM AS SUAS PERSONAS
Apenas definir seu público-alvo não é suficiente, é preciso que você defina quais são suas personas e aprenda tudo sobre elas.
Ao invés de descobrir somente o poder aquisitivo e a idade dos clientes, portanto, vá mais fundo, descobrindo coisas como com o que trabalham, quais são suas expectativas em relação a comer fora, e etc.
UTILIZE A TECNOLOGIA
Restaurantes que se destacam também são aqueles que descobrem como encantar o cliente com inovações tecnológicas.
Uma boa opção nesse sentido é o uso de cardápios digitais, que podem ser acessados por tablets, otimizando muito mais o atendimento.
UTILIZE AS REDES SOCIAIS DE FORMA INTELIGENTE
Hoje em dia está cada vez mais comum encontrarmos pessoas que se apaixonam por marcas por conta do que as mesmas publicam nas redes sociais, então que tal também utilizá-las?
Mas faça isso de forma inteligente, compartilhando conteúdos originais e criativos e criando proximidade com seu público.
OUÇA COM ATENÇÃO OS FEEDBACKS
Você realmente sabe ouvir seus clientes, ou dá atenção apenas aos elogios?
É muito importante que você e sua equipe saibam dar atenção a todos os feedbacks recebidos, ouvindo tudo que os clientes disserem e sugerirem. Isso não só mostra profissionalismo, como também passa a cada cliente a certeza de que a opinião dele realmente importa.
TENHA PRATOS INOVADORES
Quer saber como encantar o cliente do seu restaurante de verdade?
Então aposte em sabores e apresentações que fujam do comum! Não precisa ser nada elaborado demais, mas tenha em mente que já existem muitos estabelecimentos por aí vendendo “mais do mesmo”, e uma dose de inovação com certeza vai agradar seus clientes.
TRABALHE UM PREÇO JUSTO
Não há nada mais decepcionante do que receber pouco pelo serviço prestado e produto vendido, mas para o cliente ter que pagar um alto preço em um prato no qual não vê tanto valor também não é nada agradável.
A solução é cobrar o justo, calculando o preço de cada prato com base em seus números e, claro, buscando agregar muito valor a todos os itens vendidos.
TENHA UM CARDÁPIO INCRÍVEL
Por fim, outra dica importante para quem busca saber como encantar o cliente de um restaurante é: tenha um cardápio incrível!
E aqui não estamos falando apenas de ter pratos inovadores, mas também de cuidar de muitos outros detalhes, como o design, para despertar o desejo de compra e ajudar a manter o encanto.
Seu cardápio é uma de suas principais armas para encantar clientes
Como citado mais acima, de nada adianta ter ótimos pratos se seu atendimento não for bom. É justamente a sua equipe que fará seus clientes se sentirem à vontade e encantados com a atenção recebida, mas ter um bom cardápio também é MUITO importante.
Para ter o cardápio incrível, porém, você precisa conhecer a fundo assuntos como a Engenharia de Cardápio, essencial para expor cada prato no lugar certo visando sua lucratividade. A Ficha Técnica também deve ser do seu conhecimento, pois sem ela é impossível criar um padrão de produção e definir o preço CORRETO para cada item vendido, preço esse que deve ser apresentado de forma estratégica.
Você já ouviu falar sobre esses dois assuntos?
Se não, precisa começar a estudá-los o quanto antes se realmente quiser aprender como encantar o cliente do seu restaurante. Para isso, nossa principal dica é o Treinamento Cardápio Vendedor, criado justamente para transformar seu cardápio no seu principal parceiro de vendas.
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