plano-de-negocios-para-restaurante

Como fazer um plano de negócios para restaurante

Você já tirou seu negócio do papel ou ainda está trabalhando na sua ideia de alguma forma? Independente de qual seja sua resposta, temos um alerta a fazer: é FUNDAMENTAL que você elabore o quanto antes o seu plano de negócios para restaurante. Sim, ele deve fazer parte da trajetória do seu estabelecimento independente de ele estar em funcionamento ou ainda sendo planejado.

O motivo? Fique conosco até o final desse post para descobrir.

A importância de um plano de negócios para restaurante

Um planejamento bem feito é essencial em qualquer tipo de negócio, não importa o segmento.

Logo, um plano de negócios para restaurante também tem sua devida importância, principalmente quando percebemos sua influência. Aliás, ele não só influencia um negócio: ele o norteia completamente quando bem feito, para que saia do papel da forma correta e consiga se manter em funcionamento se adequando às mudanças do mercado.

Via de regra, quando falamos de plano de negócios para restaurante ou qualquer outro tipo de empreendimento, são os pontos abaixo que são tidos como importantes:

DEFINIÇÃO DE PÚBLICO-ALVO

Que nada mais é do que os clientes que você realmente deseja atender, tendo documentadas suas principais características e, de preferência, a formação de personas.

DEFINIÇÃO DE PRODUTO/SERVIÇO QUE SERÁ OFERECIDO

Em outras palavras: não apenas ter em mente que irá oferecer refeições, mas definir de forma clara como isso será feito: tipo de cozinha, conceito escolhido, etc…

DEFINIÇÃO DE INVESTIMENTO NECESSÁRIO PARA COMEÇAR

Aliás: o quanto será necessário não só para começar, mas principalmente para manter o negócio em funcionamento até que o lucro comece a surgir.

São pontos básicos para qualquer empreendimento sair do papel, certo?

Eles, e muitos outros, devem SIM ser considerados, mas quando falamos especificamente de plano de negócios o assunto fica um pouco mais “técnico”, dando lugar a esses pontos:

  • Sumário executivo;
  • Apresentação da empresa;
  • Produto;
  • Financeiro;
  • Operacional;
  • Estratégia;
  • Marketing.

Com o seu plano de negócios para restaurante, estruturando cada um dos pontos acima, você terá um resumo do que realmente é sua empresa, com detalhes importantes que vão muito além da colocação de que “é um restaurante”.

É nesse plano que questões como público-alvo e investimento necessário serão respondidas de forma completa, junto a outras questões tão importantes como, a exemplo de:

Quais são as atividades que serão desempenhadas no restaurante?

Quais são seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência?

Quais serão as estratégias de venda adotadas?

Como será feita sua divulgação?

Você provavelmente deve estar pensando que fazer um plano de negócios para restaurante é extremamente complicado, com base no que te mostramos até aqui, mas isso não condiz com a realidade.

Se você já sabe exatamente o que, para quem e como deseja vender, essa tarefa se torna MUITO mais fácil, bastando apenas ter atenção e um pouco de paciência para documentar tudo. No que diz respeito à visualização desse documento chamado plano de negócios, de fato ela pode ficar confusa num primeiro momento, por isso nossa dica é que você utilize o Canvas como aliado nesse processo.

Canvas: a melhor ferramenta para te ajudar na criação do plano de negócios do seu restaurante

Foi justamente para ajudar na criação de um plano de negócios para restaurante ou qualquer outro empreendimento que surgiu o Canvas, originalmente chamado de Business Model Canvas.

Podemos dizer que ele é uma versão mais prática do plano em si, uma vez que te permite visualizar todos os pontos do seu negócio de uma só vez, facilitando a edição e a interação entre cada parte. E isso é possível por ele ser dividido em nove blocos diferentes, cada um relacionado a uma parte importante do seu restaurante.

São eles:

  1. Proposta de valor;
  2. Principais atividades;
  3. Principais recursos;
  4. Principais parceiros;
  5. Segmentação de clientes;
  6. Canais;
  7. Relacionamento com o cliente;
  8. Estrutura de custos;
  9. Fluxo de receitas.

Se ainda parece difícil criar um plano de negócios para restaurante, mesmo com o Canvas, confira o tópico abaixo.

Como utilizar o Canvas

O Canvas foi criado para facilitar o processo de criação do plano de negócios e tornar fácil a visualização de cada área que o compõe. Sendo assim, o ideal é que ele fique VISÍVEL, de preferência em uma parede do seu escritório.

Compre uma cartolina, divida em nove blocos, e preencha-os conforme abaixo:

PROPOSTA DE VALOR

Coloque o que de valor será entregue aos seus clientes, o que irá te diferenciar do resto do mercado.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Coloque quais serão os processos dentro do seu restaurante e as principais atividades ligadas a eles. Além, é claro, da sua atividade-chave.

PRINCIPAIS RECURSOS

Coloque os recursos indispensáveis para que as atividades acima se realizem, como ter um time de X pessoas, X mesas para atender os clientes, etc.

PRINCIPAIS PARCEIROS

Coloque quais serão suas empresas parcerias, incluindo fornecedores, empresa de terceirização de limpeza, gráficas e outros.

SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES

Coloque os detalhes relacionados ao seu público, incluindo os demográficos.

CANAIS

 Coloque os canais pelos quais seus clientes poderão ter conhecimento sobre o seu restaurante e até mesmo comprar seus produtos, como as redes sociais.

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Coloque as ações de relacionamento que você pretende adotar, como as que envolvem fidelização.

ESTRUTURA DE CUSTOS

Coloque os fatores ligados a essa estrutura, como despesas variáveis e sua margem de lucro.

FLUXO DE RECEITAS

Coloque os meios que serão utilizados para gerar receita, como delivery e realização de eventos.

Para entender como esse desenho deve ser feito e onde cada assunto se encaixa, veja o vídeo abaixo:

Agora que você já descobriu como montar um plano de negócios para restaurante e percebeu que essa tarefa pode ser MUITO mais simples do que o imaginado, descubra mais sobre todos os pontos que deve considerar ao abrir seu negócio através do ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso.

Ele foi criado justamente para quem, como você, precisa cuidar de todos os detalhes para que o empreendimento saia do papel da forma correta. Clique no link acima ou no banner abaixo para saber mais, e se ficar com qualquer dúvida converse com a nossa equipe.

Ebook Segredos dos Restaurantes de Sucesso - Matheus Lessa

Como fazer um plano de negócios para restaurante
5 (100%) 1 vote

error: Conteúdo Protegido!