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Como diminuir os desperdícios com alimentos em restaurante self service

Afinal, como diminuir os desperdícios com alimentos em restaurante self service? Principalmente nesse tipo de negócio, onde a produção costuma ser em “larga escala”, o desperdício parece difícil de ser controlado, mas a verdade é que existem sim maneiras de reverter esse quadro e evitar que dezenas de alimentos acabem no lixo todos os dias.

Quer saber como isso é possível?

Então veja a seguir as nossas dicas sobre o assunto.

3 dicas fundamentais de como diminuir os desperdícios com alimentos em restaurante self service

Para entender como diminuir os desperdícios com alimentos em restaurante self service é preciso que você, primeiro, relembre as particularidades que envolvem esse tipo de estabelecimento.

Nele, todos os dias são produzidos alimentos em grandes quantidades, sendo fundamental estudar quantos clientes você recebe todos os dias e qual a quantidade média que cada um deles consome. Esse sem dúvidas é o primeiro passo para evitar o desperdício, ou pelo menos evitar que ele seja grande demais. Afinal, a produção será de acordo com a quantidade que se espera vender.

Mas é claro que acontecem algumas coisas que não podemos prever e alguns itens podem sobrar no final do dia, o que nos faz voltar à importância de descobrir como diminuir os desperdícios em restaurante self service.

Partindo do fato de esse ser um restaurante com características que diferem bastante do à la carte, as dicas FUNDAMENTAIS que devem ser seguidas são:

FAÇA UM ACOMPANHAMENTO JUNTO À SUA EQUIPE

Não sobrou NADA de comida após o expediente? Ótimo! Mas isso não é sinal de que não existiu desperdício.

Para um controle eficaz converse diariamente com sua equipe que cuida do salão (retirada de pratos das mesas) e da cozinha para saber se os clientes realmente comeram tudo ou se algo acabou indo parar no lixo.

Veja uma explicação sobre isso no vídeo abaixo:

PERGUNTE AO CLIENTE SE HÁ ALGO QUE PODE SER MELHORADO NA COMIDA

Não é possível experimentar a comida sem antes tê-la colocado no prato e pesado. Logo, o cliente só saberá se algum alimento realmente está bom depois de estar sentado e, se não estiver como esperava, acabará sendo jogado fora.

Ainda no alinhamento com a sua equipe, estude a possibilidade de fazer uma pesquisa junto a esses clientes. Assim que notarem que alguém se levantou e deixou comida na mesa, vá até essa pessoa e pergunte o motivo da sobra e se algo pode ser melhorado em questão de sabor por exemplo. Mas isso deve ser feito de forma educada e sem constranger o cliente.

COBRE PELA QUANTIDADE QUE SOBROU

Muitos empreendedores que buscavam saber como diminuir os desperdícios com alimentos em restaurante self service adotaram também outra estratégia: cobrar o cliente pelo alimento que ele deixar no prato.

Essa medida não só ajuda no que diz respeito ao lucro (comida jogada fora é desperdício também de dinheiro), como também auxilia em relação à conscientização dos clientes.

Essas 3 dicas, específicas para restaurantes self service, devem ser trabalhadas junto a outras para gerarem ainda mais resultado.

Regras gerais para evitar o desperdício em qualquer tipo de restaurante

UTILIZE FICHA TÉCNICA EM TODOS OS PREPAROS

A ficha técnica é o tipo de ferramenta que SEMPRE deve ser utilizada. Por ser o documento onde está registrada cada receita com seus devidos ingredientes, quantidades dos mesmos e modo de preparo, ela cria a padronização que sua equipe precisa para trabalhar.

Logo, evita-se que um preparo sem querer tenha mais ou menos ingredientes que outro, o que auxilia contra o desperdício.

DÊ A DEVIDA ATENÇÃO ÀS SUAS COMPRAS

Será que você não está comprando mais alimentos do que de fato precisaria para determinado período? E seu fornecedor, será que está realmente fornecendo bons produtos ou está cobrando menos pelo fato de os alimentos estarem perto de estragar?

A gestão de compras também deve fazer parte do seu dia a dia, portanto dê a devida atenção a esse processo.

CONTROLE SEU ESTOQUE DA FORMA CORRETA

Cada produto comprado deve ser estocado, mas se seu estoque estiver cheio demais grandes são as chances de algum produto deixar de ser utilizado na época certa e acabar indo parar no lixo.

Outro ponto muito importante, ainda dentro desse assunto, é a forma de armazenamento do alimento: caso queira tirá-los da embalagem original para colocá-los em outra, certifique-se de que essa segunda é adequada para essa finalidade. Armazená-los da forma errada não só pode fazer com que estraguem mais rápido, como também pode ajudar na contaminação, dois cenários em que o desperdício é inevitável.

Essas são as dicas de como diminuir os desperdícios com alimentos em restaurante self service. Mas, além do lucro, o que mais te leva a se preocupar com esse assunto?

Seu restaurante visto como uma marca que combate o desperdício

Sim, quando se trata de negócios não há como não se preocupar com a lucratividade, mas no que diz respeito ao desperdício de alimentos é importante que exista preocupação também com outro fator: a fome.

Milhões de pessoas sofrem por não ter o que comer diariamente, e outros milhões se importam com elas e se revoltam quando notam que existem pessoas e NEGÓCIOS que jogam toneladas de comida no lixo todos os anos. Então por que não juntar-se a esse segundo grupo?

Ao buscar saber como evitar o desperdício em seu restaurante você já deu o primeiro passo, e agora pode ajudar a conscientizar ainda mais pessoas, deixando claro que seu estabelecimento também se preocupa. Como? Simples: além de cobrar os clientes pela comida não consumida, utilize as redes sociais para falar sobre as medidas anti-desperdício que adotou, mostrando o dia a dia da sua cozinha, etc… É, inclusive, uma maneira de se destacar da concorrência.

Mas lembre-se SEMPRE que o controle das suas compras e do seu estoque deve ser feito de forma rigorosa para que as chances de não existir nenhum tipo de desperdício sejam ainda maiores.

Nossa dica para que você comece esse controle agora mesmo é o Treinamento Estoque 360º, sobre o qual você pode saber muito mais clicando aqui.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato para conversar com a nossa equipe e iremos te ajudar.

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