Artigo

Quer Empreender ?!?

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“Segundo ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), metade dos restaurantes e bares fecham antes de completar 2 anos de funcionamento”.

Diante de momentos de crise como o que vivemos, é grande o número de pessoas que veem oportunidades de negócios e decidem dar os primeiros passos rumo ao universo do EMPREENDEDORISMO. Pois bem, eu costumo dizer que na palavra EMPREENDEDOR tem uma porcentagem bem pequena de EMPREENDER e uma fatia bem grande de DOR. Digo isso porque são inúmeros os percalços pelos quais nós passamos todos os dias na construção do nosso negócio, principalmente para quem está nos primeiros passos. Mas o melhor de tudo isso é poder te dizer que vale muito a pena empreender. O nosso seguimento, apesar de sempre ser recheados de grandes oportunidades, possui algumas armadilhas de que você precisa se livrar.

Por isso, nesse artigo quero te ajudar a entender como a construção de uma base sólida pode transformar seu negócio em um modelo de sucesso.

  •  VISÃO: É quando você começa a enxergar uma oportunidade de negócio. Algo que muitas vezes possa parecer claro como um céu azul para você e não fazer nenhum sentido para as outras pessoas, talvez pessoas próximas a você. Mas não se desespere. Imagine como deve ser para um artesão, ao olhar para uma tora de madeira, já conseguir enxergar a face de Cristo nela, enquanto nós não vemos nada mais além de um simples pedaço de madeira. A visão é assim; nos desperta e nos aguça a buscar informações sobre o que vimos a ponto de tirar essas ideias da mente e começar a pôr em prática.
  • CORAGEM: De nada adiantará a visão sem a coragem de colocar sua idéia tão sonhada em prática. Nesse momento muitos futuros empreendedores se acovardam e fogem. Fogem por inúmeros fatores, como: A falta da tão aclamada “estabilidade”, medo de dar errado, medo de não se sentir capaz de segurar as pontas, principalmente no início, quando as coisas ainda estão se ajustando; enfim, o que não falta é argumentos para desistir. Cuidado para um diavocê não se deparar dizendo algo do tipo: – Poxa, eu tive essa idéia a tantos anos atrás, eu deveria estar rico agora.
  • COMPETÊNCIA: Agora que você conseguiu enxergar uma oportunidade e teve a coragem detestar e validar sua visão a ponto de ter base para o lançamento no mercado, você precisará da competência para gerir seu negócio. Existem inúmeros “empreendedores” cheios de visão ecoragem que andam abrindo e fechando um negócio atrás do outro simplesmente por falta de conhecimento. No nosso seguimento, essa realidade é ainda mais presente, visto o números de gestores que fazem pouco caso desse tema tão importante e valioso desde uma pequena lanchonete até as grandes organizações. Tenha humildade em dizer que não sabe, aprenda com quem já fez e busque o maior número possível de conteúdos que possam te ajudar a obter um conhecimento diferenciado, pois lhe garanto que aos poucos os resultados viram.

A gestão de um negócio no seguimento de alimentação fora do lar é tão importante quanto em qualquer outro empreendimento. Não se engane, quem mais se prepara e treina é quem consegue os melhores resultados e com mais rapidez e consistência.

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 TER UM BAR É UM BOM INVESTIMENTO?

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Existem riscos como qualquer outro empreendimento. E como a palavra já diz, exige atenção, preparação, conhecimento, dedicação e uma gestão eficiente.

Claro que você poderia investir em outros segmentos ou de outra maneira e obter ganhos financeiros mais rapidamente. Porém, quem tem um bar, restaurante, lanchonete ou qualquer outro negócio no segmento de alimentação fora do lar possui uma paixão em servir, em poder transmitir sua cultura e identidade através de sua comida. E isso não tem preço.

Por isso, o sucesso e o fracasso de um bar não estão por trás de nenhuma fórmula mágica, mas sim através de métodos e procedimentos que te ajudarão a construir uma base para que os frutos da boa gestão possam ser colhidos. Segue abaixo algumas dicas para te ajudar nessa construção:

INOVAÇÃO
Nem sempre inovar está ligado diretamente a criação de algo feito do zero. Você pode sim, pegar algo que há muito tempo é feito de um jeito, dar a sua cara para o produto e transformá-lo em algo único. Isso também é inovar.

O “encantamento do novo” nos moveu desde os primórdios e hoje não seria diferente. Tudo que possa nos despertar novos sentimentos, emoções, sabores, nos atrai de uma maneira avassaladora. Então porque não fazer disso uma prática constante na sua empresa? A Gestão voltada para inovação lhe dará uma vantagem significativa no mercado. 
Mesmo que seus concorrentes diretos copiem algo que você já pratica há algum tempo, você estará sempre um passo à frente a nível de resultados.

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GESTÃO DE ESTOQUE
Muitas vezes o empreendedor no nosso segmento foca exclusivamente em vender e acaba esquecendo de controlar seus custos. Uma Gestão de Estoque é algo crítico e merece toda sua atenção.  Você precisa ter um estoque enxuto que lhe atenda sem que faltem  insumos para elaboração dos pratos e drinks, porém sem grandes excessos para evitar possíveis desperdícios.

Segue algumas medidas que podem te ajudar a obter melhores resultados na Gestão do seu Estoque:

– Tenha uma equipe treinada e bem orientada para os porcionamentos dos alimentos;

– Construa uma área seguindo os padrões para armazenamento de alimentos;

– Tenha uma prática de auditorias não só no estoque, como na cozinha e no bar. Essa prática lhe dará mais controle e poderá evitar possíveis desvios ou furtos de matérias primas.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o tema, assista o vídeo abaixo, onde eu ensino uma grande sacada que poderá te ajudar na administração do seu estoque.

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TREINAMENTO
Como ter um negócio de sucesso sem uma prática de treinamento? Eu lhe respondo: IMPOSSÍVEL!!!

O diferencial das casas de sucesso está ligado diretamente a treinamento e consistência. O Investimento em treinamento lhe dará retornos imensuráveis a nível de resultados em lucros, retenção de mão de obra, qualidade de atendimento, fidelização de clientes, entre outros. Por isso, a padronização através de procedimentos, de boas práticas e execução lhe dará a segurança de que, mesmo em momentos de adversidades (porque eles virão), seu time terá competência para enfrentá-los sem maiores transtornos.

E você pode estar se perguntando agora: E como escolher as pessoas certas para montar o meu TIME DE SUCESSO?

Quero te convidar a assistir esse vídeo. Nele eu revelo como aplico uma técnica que me ajuda a identificar as pessoas certas para os lugares certos.

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EXISTE CARDÁPIO DE PREÇO FIXO?

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Na crise recente que houve na Europa uma das estratégias utilizadas por muitos restaurante foi o Cardápio de Preço Fixo.

A sacada foi criar uma refeição com três opções de entradas, pratos principais e sobremesas com um preço fixo por pessoa.

O grande diferencial desse tipo de opção é elevar o ticket médio a ponto de ser bom tanto para o estabelecimento como para o cliente, que se beneficia pelo número de opções e condição de preço.

A utilização dessa ferramenta depende muito da sua estratégia. Por possuir um número reduzido de opções, pode facilitar a preparação e operação em dias de grande fluxo de pessoas como: Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal.

Outra dica é que você pode testar algum novo prato que possua uma margem bacana de lucro inserindo como uma das opções do seu cardápio.

Essas são algumas das dicas que você pode utilizar. Nesse vídeo eu conto mais detalhes do poder dessa estratégia que pode te ajudar a superar momentos como os que passamos.

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E se você gostou do conteúdo desse vídeo e quer se aprofundar no assunto, eu possuo um Treinamento Intensivo, com vídeo aulas, PDF’s, ficha técnica, onde são abordados os PONTOS MAIS IMPORTANTES desde o layout até a Formação de Preços.

OCEANO AZUL

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Basicamente existem dois tipos de oceanos quando falamos sobre o mundo dos negócios.

Esses oceanos são os NICHOS nos quais você pretende ou já empreende O SEU NEGÓCIO.

Listarei abaixo algumas características de cada um:

OCEANO VERMELHO

– Compete em mercados já existentes

– Alta concorrência

– Faz compensação entre Valores / Custos

OCEANO AZUL

– Cria novos mercados

– Torna a concorrência irrelevante

– Quebra essa relação entre Valores / Custos

A minha grande sacada é você identificar um OCEANO AZUL e explorá-lo ao máximo possível. Digo isso porque, ao criar ou transformar um produto e gerar valor no mesmo a ponto de se tornar um diferencial no mercado, cria-se uma conexão com seus clientes e o preço acaba indo para segundo ou terceiro plano.

Por isso, a realização de pesquisas e testes quanto à aceitação do seu produto e ao modelo de negócios é de vital importância para o crescimento e alavancagem do seu negócio.

 

 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

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Ao começar sua jornada de empreendedor, é vital que você entenda que o seu grande diferencial estará em oferecer aquilo que o mercado quer, e não o que você ACHA que ele esteja precisando.

Claro que ter uma identidade e um conceito é fundamental, mas ele precisa estar embasado numa pesquisa de mercado.

Após todos os dados em mãos você deve identificar em qual nicho de mercado deseja atuar. Aquele velho ditado “Quem pensa em agradar a todo mundo acaba não agradando ninguém” é a mais pura verdade.

A partir daí você começa todo processo de criação da base que fará da sua ideia um negócio de sucesso.

Mas você pode estar se perguntando: E quando o mercado que eu decidi empreender já possui players com segmentos parecidos?

O modo como seu negócio é visto pelo mercado geralmente é instigado pela sua concorrência.

Digo isso porque será muito complicado você tomar a liderança do seu nicho se já existirem outros negócios com a mesma proposta que a sua.

A grande sacada é saber identificar logo de cara todos seus pontos fortes, como: Atendimento diferenciado, Produtos Inovadores, Identidade, Ambiente, Modelos de Vendas… Tudo isso te ajudará a perceber em qual parte seu negócio irá se encaixar melhor.

Mas nunca se esqueça que não adiantará de nada ter todas as estratégias bem feitas se você não souber se conectar com seus clientes. Eles são peças fundamentais quanto à sobrevivência e crescimento do seu negócio.

 

QUAL O PODER DA SUA MARCA?

A logotype collection of well-known world brand's printed on paper.

Na definição de Erick Cypriano, “Brand Marketing é o estudo, aprimoramento e prática de ações voltadas à gestão do desempenho e comportamento de uma marca em reação ao seu universo consumidor”.

No meu primeiro e-book, há um capítulo especial falando sobre BRAND MARKETING e indico para que você tenha uma visão mais específica sobre o assunto.

Voltando ao nosso tema, a sua marca é o primeiro passo na identificação visual da sua empresa. A partir dessa identificação, surgirá um valor percebido, mesmo que de maneira inconsciente, pelo seu público alvo. Porque ninguém gosta de frequentar ou participar de algo com que não se identifique.

Pense com muito carinho e atenção no nome fantasia do seu negócio. Ele deve se conectar com a sua proposta, com o seu core business.  Crie uma logomarca clara, com letras legíveis e que seja de fácil associação. Ela deve estar presente em embalagens, uniformes, cartões de visitas…

Pense em sua marca como algo transformador na mente de quem pensa, consome ou consumirá seu produto.  

 

 

MUDANÇAS A VISTA

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O dia a dia de um bar ou restaurante é sempre cheio de grandes oportunidades e descobertas. Algo que acaba sendo bem corriqueiro são os pedidos de mudanças de ingredientes em pratos ou drinks.

Muitas vezes os pedidos são fáceis de contornar, mas também acontecem solicitações que comprometem diretamente o fluxo de trabalho ou até o sabor do prato que será servido.

Por outro lado, esse pedido pode se tornar uma ótima oportunidade de fidelização e percepção diferenciada por parte do cliente quanto ao seu pronto-atendimento.

Mas aí fica a pergunta: Como lidar com tudo isso?

A grande sacada é planejamento e treinamento.

Planejamento porque nem tudo pode ser substituído ou alterado e, quando for, precisa-se de um padrão para que não fuja do controle. Tudo isso com total preocupação para que não haja perda do padrão de preparação dos alimentos.

Treinamento porque diante de situações que fogem ao cotidiano, como um pedido de alteração de um ingrediente simples por um especial, as medidas devem ser tomadas de forma rápida para que não comprometa a execução e que possa ser realizado registro no sistema de operação do seu estabelecimento evitando desvios e descontroles.

A maioria dos sistemas de hoje permite a realização dessas medidas sem maiores transtornos e sem alterar o fluxo de comunicação com a cozinha. Porém, a mudança pode exigir mais tempo de preparo, alteração do sabor do prato, entre outros incidentes.

Por isso, seus atendentes precisam estar bem treinados para responderem de prontidão aos pedidos de alteração, explicando a complexidade de tais mudanças e ganhando assim a confiança e respeito de seus clientes sem perder o padrão de atendimento.

O SEGREDO DOS NEGÓCIOS DE SUCESSO

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É normal pensarmos que deve existir alguma formula mágica ou algum segredo para explicar porque algumas pizzarias, lanchonetes, boates, bares ou restaurantes conseguem obter tanto sucesso e prestígio e outras não.

É claro que nós, ao começarmos algum empreendimento, gostaríamos de possuir tal informação para não só crescer mais rápido, como se perpetuar no topo (algo que é muito mais trabalhoso).

Antes de te revelar o tão esperado segredo, quero começar essa história falando de José (escolhi esse nome por ser muito utilizado em nosso dia a dia).

José é um apaixonado por culinária, desde pequeno não saía da cozinha. Mesmo ainda jovem, dedicou-se a aprender com a avó os “macetes” que ela utilizava em suas receitas.

O tempo foi passando… José, diante de tudo que já sabemos, escolheu uma profissão mais “estável” e deixou um pouco de lado o sonho de ser um cozinheiro.

Até que um dia foi demitido e resolveu que abriria seu próprio negócio. Teria um restaurante de comidas caseiras (aquelas receitas que havia aprendido com sua avó), e Zé não perdeu tempo.

Retirou da estante o velho caderninho e começou a preparar os testes para a montagem do seu cardápio.

E depois do cardápio veio a decoração, uma idéia de panfletagem para divulgação, chamou duas irmãs para formar sua equipe da cozinha, contratou dois rapazes para o atendimento e já conseguia enxergar o sucesso do seu empreendimento.

No dia esperado foi inaugurado o Restaurante do Zé, especializado em comidas caseiras. A inauguração foi uma grande festa, com quase todos os amigos presentes. E Zé não se continha de tamanha felicidade.

Aí passou a primeira semana, segunda semana, primeiro mês, segundo, terceiro. E os números esperados não vinham. E Zé começou a se questionar onde ele estava errando.

Até que um dia resolveu realizar uma pesquisa de satisfação.

Nela a primeira pergunta era:  VOCÊ VOLTARIA A NOS VISITAR? SE NÃO, JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA, PORQUE A SUA OPINIÃO É DE MUITA IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

E a partir dessas respostas tudo mudou na vida do Restaurante do Zé.

A maioria das pessoas que responderam que não voltariam justificou sua resposta dizendo basicamente: – Não. Porque um dia a comida está boa e no outro parece ser completamente diferente.

E Zé enfim conseguiu enxergar que nos dias que se ausentava da cozinha para cuidar de outras obrigações do restaurante, sua comida mudava por completo. Criou uma logística, mudou seus horários e algumas pessoas de função e hoje o Restaurante do Zé é um sucesso que só.

Levei essa história até para o lado mais descontraído porque é natural encontrarmos casas que abrem de um jeito e pouco tempo depois começam a ser completamente diferentes do que eram.

O SEGREDO das casas de SUCESSO está em uma única palavra: CONSISTÊNCIA!

A partir do momento que você cria procedimentos e padrões, aplica uma rotina de treinamento, o sucesso das suas atividades se torna inevitável. Essa base lhe garantirá controle de origem dos insumos, modo de preparação, porcionamentos, técnicas de atendimento e vendas. Tudo isso feito da mesma maneira, independentemente da pessoa que executará a atividade.

Então, se você quer se manter crescendo ou no topo do seu segmento, nunca esqueça que a consistência te levará a saltos em performance. Se você quer ficar ainda mais por dentro do assunto, assista meu vídeo e garanto que seu horizonte se abrirá ainda mais.

 

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Você já conhece tudo sobre Marketing Sensorial?!?

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O ser humano consegue ser excepcional de várias formas e um dos quesitos mais importantes e singulares que possuímos é a nossa capacidade sensorial. Essa capacidade de sentir nos torna mais abertos e propensos a construir relacionamentos com as coisas com as quais nos envolvemos, e é justamente nesse aspecto que o marketing sensorial atua. Ele defende a exploração de uma marca ou produto por meio dos cinco sentidos. Essa vertente do marketing tradicional possui como principal objetivo ligar emocionalmente o consumidor à sua marca ou negocio.

  • Visão: Cerca de 83% da percepção do cliente é visão. O famoso “comer com os olhos”.
  • Audição: O som ambiente da sua casa deve se comunicar com o seu público alvo. Foque no que seu público gostaria de ouvir.
  • Olfato: O aroma não só chama a atenção, como traz lembranças do produto, criando uma relação profunda com o cliente.
  • Degustação: Uma pequena amostra, associada a uma pesquisa de satisfação pode lhe dar as respostas de que você precisa para comercializar ou não um determinado produto.
  • Tato: Você pode criar técnicas onde seus atendentes cumprimentem seus clientes com apertos de mãos na abordagem ou despedida. Essa simples atitude cria uma relação de afetividade da casa com o cliente.

 

PROBLEMAS EM MONTAR SUA CARTA DE VINHOS?!?

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Como começar a construção da sua carta de vinhos? Caso você tenha acesso ou possa contratar um sommelier, essa tarefa se torna mais fácil. No entanto, se não dispõe dessa facilidade, decidi abordar algumas dicas que vão te ajudar na criação da sua.

1 – Em geral, a escolha do vinho adequado para aquele prato escolhido é algo não tão comum em nossos restaurantes, tanto que essa escolha precisa se tornar o mais suave possível. Oferecer dicas sobre qual tipo de prato combinaria com aquele tipo de vinho pode ajudar na escolha do seu cliente.

2 – O layout é peça fundamental na escolha do seu cliente. Por isso, dê muita atenção a estrutura, cores, fontes, fundos, imagens de rótulos e descrição dos seus vinhos.

Dedicando uma atenção especial ao layout, design e informações, a carta de vinhos do seu restaurante pode somar muitos pontos na conquista de novos clientes.

3 – Crie categorias em sua Carta de Vinhos: Vinhos Brancos, Rosé, Tintos, Espumantes… Trazer um pouco da origem de cada categoria pode ajudar e despertar a curiosidade de seu cliente na escolha do vinho. Se em sua região existem vinhos locais, dê destaques a eles. Outra sacada é sinalizar que o vinho pode ser vendido à taça. Isso ajuda na escolha e dará uma margem maior em suas vendas.

Essas são apenas algumas dicas; o ideal é tornar o mais fácil e natural possível a escolha dos seus clientes.

VOCÊ ESTUDA SEUS CONCORRENTES?!?

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Quando estamos no processo de montagem do nosso negócio, costumamos fazer pesquisas de mercado junto aos nossos concorrentes para saber se nosso preço já calculado está dentro da realidade do mercado.

Só que depois de inaugurado o negócio, perdemos essa prática.

Por isso quero te perguntar:  Você estuda seus concorrentes?

Caso não tenha essa prática, garanto que está perdendo uma fonte riquíssima de conhecimento para crescimento do seu negócio.

As boas práticas ou alguns pontos que você tenha dificuldades podem ser replicados de seus concorrentes. E digo mais: talvez você não perceba, mas seus concorrentes podem ter uma prática constante de visita e estudo em seu estabelecimento, sabia?

Por isso decidi gravar esse vídeo, onde eu lhe darei algumas sacadas que eu uso e que te ajudarão a obter grandes resultados em suas pesquisas de concorrência.

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E se você gostou do conteúdo desse vídeo e quer se aprofundar no assunto, eu possuo um Treinamento Intensivo, com vídeo aulas, PDF’s, ebook e questionários, onde são abordados os PONTOS MAIS IMPORTANTES desde a escolha até a documentação do seu Ponto de Vendas.

Você conhece seu Público Alvo?

Career search and job searching hiring the right candidate as an employment concept with drawings of businessmen in a network and a red pencil selecting the most qualified leader as a symbol of internet recruitment services.

Antes de começar a pensar no seu PDV, você precisa ter em mãos um estudo detalhado do seu público alvo. O que ele gosta de comprar? Com qual frequência? Qual a faixa etária? Ele é mais sofisticado ou mais popular? Ele frequenta esse bairro? E por aí vai.

Esse estudo será sua bússola para encontrar o PDV ideal para abertura do seu negócio. Com essa valiosa informação, traçará qual a melhor estratégia para criar um relacionamento do seu público com o PDV.

“Quero que fique bem claro: o negócio está sendo montado para eles e não para você. Não adianta em nada a pesquisa mostrar que seu público tem um gosto completamente diferente do seu e você simplesmente ignorar essa informação”.

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E se você gostou do conteúdo desse vídeo e quer se aprofundar no assunto, eu possuo um Treinamento Intensivo, com vídeo aulas, Planilhas e questionários, onde são abordados os PONTOS MAIS IMPORTANTES desde a identificação como a CONEXÃO com o seu PÚBLICO ALVO.

SAIBA VENDER “O SEU PEIXE”

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Eu costumo dizer que, tecnicamente, existem dois tipos de consumidores: Os que querem preço e os que querem exclusividade.

Uma das características mais importantes para qualquer negócio é saber gerar valor em torno de sua marca e conceito.

Em geral, a maioria das grandes casas não se preocupa com preço em seus cardápios e sim com insumos de extrema qualidade, atendimento acima da média e um padrão de conforto em nível de excelência.

Digo isso porque, ao conversar com alguns colegas, é notório que assumam que seus clientes pagam um pouco a mais para freqüentar seus estabelecimentos em relação a outros segmentos concorrentes.

Mesmo em momentos difíceis como o que vivemos em nossa economia, grande parte das casas de sucesso não enxugaram seus preços; pelo contrário, o foco está cada vez mais em entregar pratos e drinks com alto padrão de qualidade e inovação, acompanhados de um atendimento quase que exclusivo.

Sempre haverá casas que cobrarão mais caro ou mais barato que você, cada um com seu motivo ou descontrole. A grande sacada é construir um relacionamento verdadeiro com seu cliente, onde os valores dos pratos serão a ultima coisa de que ele se lembrará quando sair do seu restaurante.

FICHA TÉCNICA

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Como conseguir controlar porcionamento, qualidade, custos, padrão em seus pratos ou drinks?

A resposta é utilizar dessa ferramenta poderosíssima que é a FICHA TÉCNICA.

Veja sua Ficha Técnica como o Mapa para o sucesso do preparo dos seus produtos. Basicamente ela não só controla os ingredientes, como descreve todo o passo a passo na execução de uma receita.

Você deve ter uma Ficha Técnica para todos os produtos da sua casa.

Toda venda vem da construção de um relacionamento e a Ficha Técnica te ajudará nessa empreitada.  Com ela, você consegue replicar por várias vezes a mesma receita, mesmo que seja feita por pessoas diferentes. E isso leva seu cliente a sentir o mesmo gostinho de quero mais em todas as vezes em que se deliciar com um dos seus pratos ou drinks.

A nível de gestão, é uma ferramenta esmagadora de controle de custos. Afinal, como saberíamos quais os gastos com um determinado prato ou acompanhamento sem a nossa Ficha Técnica?

Claro que, para que toda essa engrenagem funcione, é fundamental uma prática de treinamento tanto quanto ao preenchimento, como para a utilização constante das Fichas Técnicas.

A grande sacada é deixar sempre atualizado e ao alcance seu “Livro de Receitas”. Ele deve conter todas suas Fichas (outra dica é ter uma foto em cada prato ou drink para ajudar na manutenção do padrão).

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Mas se você se encontra no mundo dos gestores de bares ou restaurantes que ainda não trabalham com essa ferramenta, corra antes que seu negócio vá a bancarrota. Acredite que nada é por acaso e tanto o sucesso como o fracasso deixam pistas.

E se você gostou desse conteúdo e quer se aprofundar no assunto, eu possuo um Treinamento Intensivo, com vídeo aulas, PDF’s, ficha técnica, onde são abordados os PONTOS MAIS IMPORTANTES desde o layout até a Formação de Preços.

 

 

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