como-montar-um-restaurante-japonês

8 dicas de como montar um restaurante japonês de sucesso

Como montar um restaurante japonês de sucesso? Essa é uma pergunta feita por muitos empreendedores diariamente, afinal num mercado no qual esse tipo de restaurante é cada vez mais comum, não há como não ter dúvidas a esse respeito. A concorrência parece ser gigantesca, portanto a vontade de fazer o negócio dar certo não pode ser pequena.

Foi pensando nisso que separamos nesse artigo 8 dicas que consideramos fundamentais para que você possa montar seu restaurante japonês com o pé direito, com muitas chances de alcançar o tão sonhado sucesso.

Conheça cada uma delas abaixo.

Dicas de como montar um restaurante japonês de sucesso

DICA 1 – TENHA UM BOM DIFERENCIAL

É esse diferencial que fará com que o seu restaurante japonês se destaque da concorrência, ele pode estar presente em seu negócio através de diversos elementos.

Mas que tal inclui-lo no cardápio? Afinal, o menu desse tipo de restaurante não costuma variar muito, podendo ser a chance perfeita para o seu sucesso. Mas atenção: mantenha-se fiel à culinária japonesa, buscando colocar esse diferencial na apresentação dos pratos ou na combinação de elementos, por exemplo.

DICA 2 – OFEREÇA RODÍZIO

Está em dúvida sobre o formato que deve utilizar para vender seus pratos?

Nesse quesito, a melhor dica é: sirva à la carte e também rodízio, abrindo mais possibilidade de vendas. Nos dois casos, calcule o preço corretamente para que o lucro realmente apareça, e coloque em prática o diferencial acima mencionado.

O rodízio também é algo comum em praticamente qualquer restaurante japonês hoje em dia. Ou seja: é preciso se destacar da concorrência de alguma forma.

DICA 3 – CUIDE DA DECORAÇÃO

Quem busca descobrir como montar um restaurante japonês, principalmente um de sucesso, deve pensar na decoração com a devida atenção.

Se seu estabelecimento for mais tradicional, o interessante é que a decoração seja o mais completa possível, fazendo com que a experiência da refeição praticamente transporte seus clientes para o Japão automaticamente através das mesas baixas, luminárias de papel e outros elementos.

Para os mais modernos, vale apostar em elementos mais simples, utilizar o vermelho, fazer uma releitura do que for mais tradicional… Aproveite a etapa do planejamento para cuidar também desse detalhe, não deixe para a última hora.

DICA 4 – ESCOLHA MUITO BEM SEUS FORNECEDORES

A escolha por fornecedores deve ser criteriosa em qualquer tipo de negócio, mas quando o assunto é restaurante japonês esse cuidado deve ser muito maior, afinal boa parte dos alimentos são recebidos, preparados e servidos crus.

Comece sua pesquisa o quanto antes e jamais deixe se guiar pelos preços baixos. Principalmente no que diz respeito aos pescados, analise criteriosamente a procedência, se há fornecimento de documentação e o que mais achar pertinente para evitar ter e causar problemas.

DICA 5 – MONTE UMA EQUIPE DE EXCELÊNCIA

E isso vale tanto para os colaboradores que estarão no salão atendendo os clientes quanto para quem estará na cozinha preparando os pratos.

É sempre importante frisar que a culinária japonesa é considerada por muitos uma arte, e para trabalhar com ela é preciso ter conhecimento. Sendo assim, contrate pessoas que, além de experiência, tenham também qualificações na área.

DICA 6 – PREZE MUITO PELA HIGIENE

Que um restaurante precisa obrigatoriamente ser um ambiente limpo todos sabem, mas você sabe quais medidas adotar especificamente para um restaurante japonês?

Algumas delas incluem exigir que os colaboradores da cozinha troquem de uniforme todos os dias e utilizem bandanas ou toucas nos cabelos. Barba, nem pensar.

Pode parecer algo bobo de ser exigido, mas é uma das regras mais importantes que você precisa seguir junto à sua equipe… Imagine ter uma cozinha aberta, seguindo a tendência de permitir que os clientes vejam o preparo da comida, e ter no salão alguém que conheça essas regras básicas e perceba que não estão sendo seguidas em seu restaurante. Seria o início de um grande problema, não é mesmo?

DICA 7 – ESCOLHA UMA BOA LOCALIZAÇÃO

Nessa etapa, seu sucesso irá depender de estar próximo ao seu público-alvo, por isso não escolha qualquer localização a esmo.

Faça uma boa pesquisa não só sobre o público que deseja atender, mas também sobre a região em que irá atuar, focando também no poder de compra dos mesmos. Restaurantes japoneses não costumam ser baratos, portanto colocá-los em qualquer lugar sem saber se as pessoas ali terão condições de frequentá-los deixa qualquer empreendedor distante do sucesso.

DICA 8 – OFEREÇA DELIVERY

Sim, essa é uma opção muito válida para quem, como você, quer saber como montar um restaurante japonês de sucesso.

Além dos pratos à la carte e do rodízio, teste também fazer entregas em sua região, o que pode contribuir positivamente para suas vendas, afinal muitas pessoas amam esse tipo de culinária, mas nem sempre estão dispostas a sair de casa para comer.

Não se esqueça de que é fundamental criar um plano de negócios para o seu restaurante, e essas 8 dicas que demos até aqui são um complemento para que as chances de sucesso sejam maiores ainda, dada a competitividade desse mercado.

Tenha em mente também que a gestão de um restaurante japonês envolve muitas peculiaridades, como a temperatura em que os pescados devem ser mantidos para evitar a proliferação de bactérias e micróbios. Você pode saber um pouco mais sobre esse assunto nesse artigo da Casa Magalhães.

Mais dicas de como montar seu restaurante

Para complementar todas essas dicas, temos muitas outras, como as que são voltadas para marketing e divulgação, que sem dúvidas são dois assuntos que devem ser do conhecimento de qualquer dono de restaurante.

Elas estão reunidas no ebook O Segredo dos Restaurantes do Sucesso, criado para ajudar quem está querendo abrir seu próprio negócio , mas tem dúvidas de como começar e quais pontos trabalhar. Que tal conhecê-las?

Clique no link acima ou no banner abaixo para ter acesso a esse material, e se ficar com qualquer dúvida é só clicar aqui para conversar com a nossa equipe. Já ajudamos dezenas de empreendedores do Brasil, e temos certeza de que podemos te ajudar também.

Ebook Segredos dos Restaurantes de Sucesso - Matheus Lessa

Avalie esse post

error: Conteúdo Protegido!